Portal Secel > Cultura > Orquestra Jovem Municipal

Orquestra Jovem

Criada em dezembro de 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos é corpo estável do Conservatório Municipal de Guarulhos, ligado à Secretaria de Cultura do município. Todas as suas atividades visam ao aprimoramento e à profissionalização de seus jovens instrumentistas.

O grupo elabora programas mensais e realiza concertos dentro e fora da cidade, colaborando com o aperfeiçoamento e favorecendo o contato com grandes solistas, divulgando a melhor música de concerto. Para esses programas, são selecionadas peças de diferentes períodos da história da música, dentre obras-primas consagradas e novas - de compositores nacionais e estrangeiros -, cuja dificuldade técnica seja compatível com o alto nível alcançado pelo conjunto.

Nos últimos anos, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos tem se apresentado com grandes solistas convidados e conjuntos de música instrumental e vocal, como o Núcleo Hespérides Música das Américas, o grupo Mawaca, o Coral do Estado de São Paulo, entre outros. Em 2010 executaram obras de alto nível técnico acompanhando os mestres do violino Robert Bokor, da Sérvia, e o brasileiro Claudio Cruz, da OSESP.

Comunicação Oficial