Aguarde, transmitindo informações...

Alunos da Rede Municipal participam de atividades sobre o processo eleitoral

Por Bárbara Braz

Publicado em 09/10/2018, às 14:49

Editado em 15/10/2018, às 10:01

Alunos da EPG Zuzu Angel

Neste mês de outubro, os alunos do Ensino Fundamental das EPGs Zuzu Angel, em Cumbica, e Dr. Vicente Ferreira Silveira, no Jardim Nova Cidade, participaram de atividades sobre as eleições, nas quais receberam orientações sobre esse processo e participaram de uma simulação de votação com muita autonomia e comprometimento.

Na EPG Zuzu Angel, as atividades aconteceram por meio de uma votação digital pelo programa “Urna Eletrônica para Fins Gerais”, para eleger um candidato fictício, que na visão das crianças, possuía a melhor proposta para a Educação.

As propostas desses candidatos foram elaboradas de acordo com o Plano de Governo dos atuais candidatos à Presidência do Brasil. Cada aluno, de posse do seu título de eleitor, teve direito ao voto. Essa atividade contou com rodas de conversa sobre a importância do processo eleitoral para a democracia do País, pesquisas com nomes de candidatos, utilização de gráficos, estatísticas e formas de governo.

A Educação Infantil também não ficou de fora da brincadeira. Considerando o planejamento anual e atividades relacionadas ao inicio da primavera, as crianças participaram de rodas de conversas e votação com diversos temas, como seu livro preferido, flores que acham mais bonita, o espaço da escola que mais gostam, entre outras votações. As professoras construíram uma urna para votação manual com cédulas e, após, gráfico para representar o voto das crianças.

Os objetivos desses trabalhos estão de acordo com a proposta curricular Quadro de Saberes Necessários, relacionada ao conhecimento e compreensão dos direitos e deveres dos cidadãos; a existência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; identificação e avaliação das ações do homem em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e épocas, por meio do trabalho, da tecnologia, da cultura e da política. Além disso, as atividades tiveram como foco o multiculturalismo essencial à garantia da liberdade de escolha individual, necessária para a consolidação da democrática.

De acordo com a diretora da EPG Zuzu Angel, Tânia Márcia Kaiser Pereira da Silva, a ação priorizou o momento e o processo democrático pelo qual o país está passando: “Buscamos um programa que fosse o mais real possível, para que o aluno pudesse vivenciar a experiência de eleitores consciente dos seus direitos e deveres. Procuramos nos aproximar o mais real possível de uma eleição, na confecção do título eleitor padrão e na entrega do comprovante de votação do primeiro turno. Foi prazeroso observar o interesse e a seriedade dos alunos com o qual eles trataram a eleição, espero que essa vivência seja levada para além dos muros da escola”, destaca.

Novo rei da floresta

Na EPG Vicente Ferreira Silveira, as turmas também realizaram uma sequência de atividades aproveitando o período eleitoral. A partir do tema "Eleição na Floresta", os alunos encenaram papéis de candidatos que assumiriam o governo, caso o Leão fosse substituído.

Ao longo da história, foram apresentadas as propostas de cada candidato e as crianças discutiram qual era o candidato com a melhor proposta e qual sua posição em relação a sua escolha. Uma vivência rica na qual cada aluno pode apresentar seus argumentos em relação à escolha de seu candidato.

Além disso, as crianças confeccionaram títulos de eleitores e a atividade aconteceu como em uma eleição tradicional, com mesários, urna, fila organizada, lista de presença e comprovante de votação.

Depois da apuração dos votos, prevista para acontecer até o final do mês de outubro, as professoras das turmas darão sequência às atividades com uma produção de texto sobre o mandato do candidato eleito, relatando suas ações para a população da floresta.

Para conferir a galeria de imagens, clique aqui