Aguarde, transmitindo informações...

CIA.Truks, Kiara Terra e Sérgio Vaz são algumas das atrações da Bienal do Livro

Por Bárbara Braz

Publicado em 08/11/2018, às 14:34

Editado em 12/11/2018, às 17:42

CIA. Truks - Espetáculo - Imagens: Divulgação

A Bienal do Livro de Guarulhos 2018 “Páginas que Conectam” receberá cerca de 20 mil estudantes, com o espetáculo de teatro de bonecos da CIA Truks, a escritora e contadora de histórias Kiara Terra e o poeta e escritor Sérgio Vaz. Essas serão algumas das atrações exclusivas para os alunos da rede municipal, que prometem entreter a garotada com uma programação especial durante os dias de evento.

Reconhecida pela técnica na linguagem do teatro de bonecos e de objetos, a Cia. Truks vai oferecer opção cultural de qualidade aos pequenos, com mais de 17 espetáculos na bagagem, sendo cinco deles os mais representativos da sua carreira, a maioria com indicações e vitórias nos maiores prêmios de teatro infantil.

Os espetáculos escolhidos são símbolos do que é o trabalho da Truks, como “A Bruxinha”, que faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade; “O Senhor dos Sonhos”, que retrata a dificuldade dos adultos entenderem as crianças; “E se as histórias fossem diferentes?”, que começa com as histórias dos príncipes e princesas pelo final, depois do “felizes para sempre”; “Isso é coisa de criança”, o mais novo espetáculo da companhia, que foi inteiramente criado a partir de ideias e histórias contadas pelas crianças; e “Divertistórias”, que é uma engraçada contação de histórias.

A escritora Kiara Terra, apresentará a contação de histórias com o tema “Histórias para Viver o Tempo como um Presente”, uma narrativa colaborativa que é um convite para que, mediante a narração de histórias brasileiras, os participantes encontrem e partilhem suas histórias vividas. Uma maneira de acolher e conduzir as histórias que nascem da memória formando algo maior e coletivo.

Kiara, já escreveu os livros “A Menina dos Pais Crianças” (Editora Ática) e Hocus Pocus: um pai de presente (Cia das Letras). A escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar, que tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como para espaços de mediação de obras de arte, museus e exposições. 

Além disso, os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ficaram com a programação do poeta, escritor, agitador cultural, idealizador da Semana de Arte Moderna da Periferia, Sérgio Vaz, que abordará assuntos ligados a ações culturais. O escritor é fundador do Sarau da Cooperifa, um espaço literário na zona sul da cidade, que, há 16 anos, atrai jovens de comunidades interessados em arte.

O evento será realizado no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental, entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro, e contará com aproximadamente cinquenta estandes oferecidos às editoras e três auditórios, onde serão realizados os espetáculos, palestras, contação de histórias, dentre outras atividades, proporcionando um circuito de oportunidades aos estudantes, pesquisadores, professores e munícipes.

A Bienal do Livro é mais uma ação da Prefeitura de Guarulhos que tem por objetivo incentivar a leitura e aproximar os autores do público, crianças, adultos e da comunidade em geral, contribuindo para melhorar a qualidade social da Educação na cidade.

Visitação Escolar

As inscrições para visitação escolar à Bienal do Livro de Guarulhos 2018 “Páginas que conectam” seguem até o dia 13 de novembro, às 17 horas. Para realizar a inscrição, as escolas devem acessar o endereço: http://bienaldolivro.guarulhos.sp.gov.br.

Para mais informações, bem como os procedimentos para a inscrição das escolas, clique aqui.

A programação completa da Bienal do livro 2018 será publicada nos próximos dias.

Assuntos Relacionados