Aguarde, transmitindo informações...

Formandos dos cursos de línguas emocionam público do Adamastor

Por Carla Maio

Publicado em 04/12/2018, às 16:25

Editado em 06/12/2018, às 18:15

A formatura dos alunos dos cursos de língua inglesa e espanhol oferecidos pela Prefeitura de Guarulhos nos CEUs e no Centro Municipal de Educação e Artes – Cemear, que aconteceu na última segunda-feira (3), encantou o grande público no Teatro do Adamastor Centro. O evento contou com a participação de gestores dos CEUs, professores e do diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos, Emiliano Patarra.

Na ocasião, alunos concluintes dos cursos de música do Conservatório também foram certificados, uma conquista celebrada por pais e familiares dos jovens instrumentistas. Como de costume, a Banda Sinfônica do Conservatório abrilhantou o evento com um espetáculo que se supera a cada apresentação. Sob a competente batuta do maestro Marcelo Mendonça, a Banda ofereceu ao público um repertório com canções populares como “Arabian Dances (Brian Balmages), “Impact“ (Sean O'Loughlin),  “Suíte Pernambucana de Bolso” (Mestre Duda), “Runaway”, “It's My Life”, “Livin' on a Prayer” e “You Give Love a Bad Name” (Bom Jovi) e “We are the champion” (Queen), esta última carinhosamente dedicada a todos que concluíram os cursos com muita determinação e força de vontade.

As apresentações dos alunos

Sob coordenação da professora Daniela Parra Acacio, os alunos do CEU Ponte Alta apresentaram um vídeo gravado em estabelecimentos comerciais do bairro, com o tema falsos cognatos. O registro mostrou diversas dramatizações com situações de confusão pelo uso equivocado de falsos cognatos do português para o espanhol.

Já as turmas de espanhol da professora Daniela e as de inglês da professora Simone Seixas Thomaz no CEU Dutra utilizaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre o modo imperativo para falar das partes do corpo. A iniciativa contou com a gravação de vídeos exibidos no evento do Adamastor, com imagens feitas nos equipamentos de ginástica do CEU, tratando de propagandas de produtos para o corpo.

“A integração entre os dois idiomas é primordial, pois motiva os alunos que já estudam uma língua a estudar a outra”, enfatiza a docente de espanhol.

O evento contou também com a declamação em espanhol do poema Cantares, do escritor Antonio Machado. Os alunos do Cemear da professora Elvira Maria dos Santos declamaram o poema e, ao final da apresentação, a aluna Marlene Oliveira Prado Chiata também apresentou um relato da viagem realizada para a Argentina, onde fizeram um intercâmbio. O resultado da viagem também foi exibido em vídeo para o público do Adamastor.

No encerramento das apresentações, os alunos de ambos os idiomas se uniram para cantarem a música Despacito, do porto-riquenho Luis Fonsi, canção que possui versões em inglês e espanhol. Enquanto cantavam a canção, os alunos balançavam bandeiras dos países de língua espanhola e língua inglesa, demonstrando a diversidade territorial que os idiomas abrangem e o respeito às diferentes nações falantes das línguas.