Aguarde, transmitindo informações...

Abordagem Pikler é tema de palestra na Bienal do Livro

Por Bárbara Braz

Publicado em 05/12/2018, às 12:16

Editado em 05/12/2018, às 12:45

Wellington Domingos e o ilustrador Guilherme Fraga

A Bienal do Livro de Guarulhos “Páginas que Conectam” recebe no dia 8 de dezembro, sábado, o consultor pedagógico Wellington Domingos, para palestrar sobre o tema “Educar de 0 a 3 anos – Inspirações da abordagem “Pikler”. O encontro acontece às 20 horas, no auditório “O Menino Maluquinho”, no Parque Linear Transguarulhense. 

O consultor pedagógico lançará também dois livros infantis temas de sua palestra “Pra Todo Lado”, que é inspirado nos princípios da abordagem Pikler, ilustrado por Guilherme Fraga, e o livro “Abordagem Pikler em Literatura de Cordel”.

Sobre o Livro “Pra Todo Lado”

O livro infantil “Pra todo lado” é todo inspirado nos princípios da Abordagem Pikler. Ele faz uma belíssima analogia entre o movimento da pipa e o Movimento Livre do bebê. A pipa se movimenta de acordo com as condições do ambiente. Ou seja, se o ambiente não é favorável, seu movimento é limitado. O vínculo de quem cuida dela é por uma linha bem fininha, que pode ser rompida se não cuidar direito. A pipa avança e recua, vai para um lado e vai para o outro. Ela desce e sobe. A pipa vai “pra todo lado”. Ela fica buscando, constantemente, seu equilíbrio (parece uma dança), conquistando seus espaços no mundo.

E é assim, que o bebê testa constantemente seu equilíbrio e constrói as noções espaciais. Mas para isso é fundamental que tenha um ingrediente indispensável. Quer descobrir? Esperamos você nesta Bienal.

Sobre a Bienal

A Bienal do Livro de Guarulhos acontece até o dia 9 de dezembro, no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental.

Para mais informações e programação completa, clique aqui.