Aguarde, transmitindo informações...

Prefeitura avança na contratação de arte-educadores do Programa CulturAtiva

Por Carla Maio

Publicado em 28/06/2019, às 15:55

Editado em 01/07/2019, às 14:48

Foto: Franciely Elias

A Prefeitura de Guarulhos dá continuidade à contratação dos arte-educadores pré-qualificados do Programa CulturAtiva, iniciativa da Secretaria de Cultura para o credenciamento de artistas orientadores, selecionados durante processo que aconteceu em abril de 2017, para atuação em atividades de formação artística em diferentes espaços públicos do município. 

Os profissionais têm até o próximo dia 5 de julho, sexta-feira, para apresentar documentação junto à Divisão de Formação da Secretaria de Cultura, que fica na Rua Claudino Barbosa, 313 – Prédio Anexo – 4º andar, no Macedo, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Dentre os documentos exigidos para contratação estão cópias do RG, CPF, PIS, comprovante de endereço e dados bancários. 

Música, hip-hop, dança, teatro, artes visuais, circo, audiovisual, literatura, patrimônio histórico, cultura popular e arte inclusiva são as linguagens culturais contempladas em oficinas que serão oferecidas a partir de setembro, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. 

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h pelo telefone (11) 2087-4166.

Encontro com os arte-educadores

Na noite da última quarta-feira (26), o Secretário de Cultura, Vitor Souza, o diretor do Departamento de Atividades Culturais, Tiago Ortaet, e o diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos, Emiliano Patarra, ouviram o grupo de arte-educadores e deram importantes orientações sobre os próximos encaminhamentos e metas do Programa. 

De acordo com o Secretário Vitor, o Programa CulturAtiva é a porta de entrada para a formação cultural do cidadão guarulhense. Nesse contexto, a oferta de oficinas que acontecem em diversos níveis, ações, linguagens e espaços preservam, sobretudo, a individualidade de cada arte-educador e a possibilidade de aprofundamento da pesquisa continuada e desenvolvimento pedagógico promovida por cada artista em contato com o aluno. 

“Um dos focos essenciais para o sucesso do Programa é a integração do artista com o poder público, pois o arte-educador é o ponto de contato com o munícipe guarulhense. O comprometimento de ambas as partes para a realização das oficinas gera força para que a cidade possa ampliar as atividades formativas vinculadas à Secretaria de Cultura em toda a cidade”, explica Vitor Souza.

O Programa CulturAtiva iniciou suas atividades de formação no ano passado, com a oferta de oficinas culturais em áreas como teatro, audiovisual, artesanato, dança, música, entre outras. Em agosto, a Secretaria de Cultura encerra o primeiro ciclo de formação das primeiras oficinas e dá início a uma nova fase que tem início no mês de setembro, com a ampliação da oferta de oficinas em todo o município. 

A criação de novos grupos artísticos, estímulo ao intercâmbio cultural, promoção do acesso à produção e à fruição artística da cidade também integram os objetivos do Programa CulturAtiva. 
 

Assuntos Relacionados