Aguarde, transmitindo informações...






Mais de 15 mil pessoas participam do desfile de 7 de setembro em Guarulhos

Por Bárbara Braz

Publicado em 09/09/2019, às 15:43

Editado em 10/09/2019, às 11:50

Imagem: Fabio Nunes Teixeira - PMG/Secom

A comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil em Guarulhos reuniu mais de 15 mil pessoas em clima de festa e emoção com o tradicional desfile cívico-militar na avenida Paulo Faccini, no último sábado (7). Encerrando a programação da Semana da Pátria 2019, o ato solene contou com a presença do prefeito Guti, do secretário de Educação, Paulo Matheus, e demais autoridades do município.

Guti destacou a importância e o objetivo da Prefeitura ao promover o desfile. “Esse é um momento de muito orgulho e de reflexão sobre a luta dos nossos antepassados fazendo do Brasil a República que é hoje. É uma satisfação ver todas as nossas tropas desfilando e ver o nosso futuro, que são as crianças, descobrindo o que é ser brasileiro. Temos que ter independência e respeito entre nós, temos que construir uma sociedade justa, fraterna e, principalmente, alinhada ao progresso da nação”, comemorou.

Realizada pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Educação e com o tema “Guarulhos, cidade unida pela paz”, a comemoração ofereceu aos munícipes lindos desfiles, fanfarras e apresentações. As atividades celebraram o civismo e deram uma amostra dos trabalhos desenvolvidos na cidade, evocando valores do bem e valorizando a diversidade que compõe a cultura local para celebrar a independência do país.

O secretário Paulo Matheus destacou a importância da participação das crianças em atos cívicos. “Além de estimular o conhecimento histórico e promover o sentimento de civismo em toda a família, o desfile de 7 de Setembro ressalta o quanto foi e continua sendo importante para o Brasil a sua democracia e independência”, finalizou.
A guarulhense Silmara Santos assistiu ao desfile ao lado de sua neta, Giovana Santos, de seis anos. A avó ressaltou a importância de despertar o sentimento cívico nas crianças. “Todo 7 de setembro eu estou na avenida para prestigiar. É maravilhoso estar aqui mais uma vez, ver e aplaudir esse desfile tão especial. Sou brasileira e acredito em um Brasil sempre melhor”, disse.

Ao lado dos filhos, o dentista Jorge Soares também assistiu ao desfile com orgulho de ser brasileiro. “Independente de qualquer situação, não podemos deixar o nosso sentimento de patriotismo de lado”, pontuou.

Para garantir a segurança dos presentes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) operaram ao longo de todo o percurso do desfile. Assim, caso algum desentendimento ou roubo ocorresse na multidão, os indivíduos poderiam ser identificados.

O desfile contou ainda com a participação da Banda Marcial do Conservatório Municipal de Guarulhos, sob regência do maestro Marcelo Mendonça. Escolas públicas e particulares do município, CEUs, grupamentos do Tiro de Guerra, da GCM e do Corpo de Bombeiros, grupos, entidades e associações filantrópicas também participaram, além das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento e Assistência Social, Transportes e Mobilidade Urbana e Subsecretarias da Juventude, Acessibilidade e Inclusão e de Políticas para as Mulheres.