Aguarde, transmitindo informações...






EPG Perseu Abramo promove roda de leitura e contação de história

Por

Publicado em 11/09/2019, às 09:17

Os 800 alunos da EPG Perseu Abramo participaram, no último dia 30 de agosto, do Projeto Leitura Simultânea, que mobilizou toda a escola em atividades que reuniram leitura, teatro e contação de história. O objetivo desse tipo de iniciativa é despertar o interesse dos estudantes pela leitura, além de proporcionar inserção cultural e autonomia na tomada de decisões, explicou a coordenadora Silmara Francisca de Paula Gouveia.

A proposta incluiu, ainda, o desenvolvimento de novas habilidades e o reforço do conhecimento nas áreas de alfabetização e letramento com a criação de cartazes, sinopses dos contos e lendas folclóricas, fantoche, música, caracterização dos personagens, sonoplastia, atividades lúdicas e interação com o público. Alguns contos e lendas foram apresentados pelos alunos, outros pelos professores, oferecendo diversas opções e modelos de narrativa. 

A aluna Maria Eduarda da Costa Ramos, do 2º ano, ressaltou que na leitura simultânea teve liberdade para escolher o tema que mais chamou a sua atenção e seu colega, Isaac Gabriel Rodrigues de Souza, demonstrou todo seu entusiasmo; “nunca tinha assistido uma peça de teatro na vida”! O professor de Arte João Paulo da Silva Araújo resumiu a importância do Projeto Leitura Simultânea como “uma experiência inovadora de poder trabalhar em conjunto práticas que possibilitam a comemoração e celebração da nossa cultura através da contação de histórias. Um ganho enorme na aprendizagem dos alunos, assim como no aprimoramento de nossa prática como professores. A escola se torna alegre e as aprendizagens significativas."
 

Assuntos Relacionados