Aguarde, transmitindo informações...






Exposição na Casa Amarela revela a relação do trabalho humano nas olarias guarulhenses

Por Carla Maio

Publicado em 07/10/2019, às 13:55

Editado em 09/10/2019, às 10:55

“Do barro sem forma sai a forma do sonho... do sonho que se desfaz em pó” (Joao Machado - Antonio Cerveira de Moura). Até o dia 8 de novembro, de segunda à sexta-feira das 9h às 18h, a Casa Amarela apresenta a exposição “Olarias”, conjunto de 29 imagens do fotógrafo João Machado. A exposição, cujas fotos integram o acervo da Seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, é gratuita e tem classificação livre.

A mostra retrata o dia a dia de trabalhadores, homens e mulheres, em olarias na periferia de Guarulhos. As primeiras olarias surgiram na cidade em um período conhecido como ciclo do tijolo, marcado sobremaneira pela chegada de imigrantes italianos, alemães, libaneses e japoneses. 

A coleção de imagens é resultado do primeiro ensaio de fotografia documental realizado por João Machado na cidade, em 1997, intitulado “Olaria”. Esse trabalho rendeu prêmio no I Salão da Fotografia de Guarulhos, em 1999, duas mostras fotográficas e a publicação de livro pela Secretaria de Cultura.
Além das imagens, o espaço de exposições da Casa Amarela abriga instalação com equipamentos e utensílios utilizados pelos oleiros na produção dos tijolos. 

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural

Sobre João Machado

João Machado começou sua carreira como fotógrafo em 1993. Em 1998, Machado foi destaque no Salão de Fotografia de Sorocaba Cartier Bresson; teve menção honrosa no concurso "Acerte o Foco - Pessoas", da revista Fotografe Melhor; participou também de coletiva na extinta Casa da Fotografia Fuji. Em 1999, obteve o Registro Profissional na Federação Nacional dos Jornalistas de SP (FENAJ). Em janeiro de 2004 realiza a exposição "Vitalino, o mestre do barro", projeto vinculado à Secretaria de Cultura de Guarulhos. Realiza mostra individual "O Negro e o Trabalho", na Secretaria de Cultura de Guarulhos.

Em 2005 foi premiado no Concurso Sérgio Buarque de Olanda e ainda publicou o livro ”Olaria”. Desde 2002 documenta a romaria de Bom Jesus da Lapa / BA.
Participa do projeto "Povos de São Paulo", publicação da prefeitura de São Paulo em homenagem aos 450 anos da cidade; Em 2008 parte de seu ensaio sobre os romeiros foi publicado na Revista Caros Amigos, edição 125, editado por Walter Firmo. Em 2009 foi um dos 30 finalistas entre 9000 inscritos no II Concurso Nacional Consigo a Melhor Imagem, e no ano seguinte ocupa o Salão Consigo com a mostra “Origens”.

Em 2016, João participou da SP – arte/foto, sendo representado por duas grandes galerias. Atualmente, tem uma exposição de trabalhos expostos na Caixa Cultural de Salvador. 

Serviço:

Exposição “Olarias”, do fotógrafo João Machado
Data: Até 8 de novembro
Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Local: Casa Amarela 
Praça IV Centenário, S/N°, Jardim Santa Francisca – Guarulhos/SP
Entrada gratuita
Classificação livre
 

Assuntos Relacionados