Aguarde, transmitindo informações...






Programação literária celebra 79 anos da Biblioteca Monteiro Lobato

Por Carla Maio

Publicado em 07/11/2019, às 15:53

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato celebra 79 anos e quem ganha presente é você. Ao longo dos próximos dias, as 100 primeiras pessoas que fizerem o cartão de usuário da biblioteca receberão gratuitamente uma sacola comemorativa. O cartão de usuário é válido em todas as bibliotecas municipais da cidade. 

Além das sacolas comemorativas, o aniversário da mais tradicional biblioteca da cidade conta com uma programação especial e gratuita para divertir os usuários. Até o dia 29, quem passar em frente ao local vai encontrar o Varal Literário, espaço com frases e citações de livros, da leitura e da biblioteca. 

No dia 11, segunda-feira, das 9h às 11h, o calçadão da Rua Dom Pedro, no centro, recebe o Projeto Leve pra Ler, um mutirão voluntário de entrega gratuita de livros. Na ocasião, a equipe responsável pela atividade também aproveita para fazer um convite especial ao público em geral, para que mais pessoas possam conhecer a Biblioteca, seu acervo de livros e as atividades que acontecem ali.

Na quarta-feira, 13, das 9h às 16h, o Projeto Pé de Livro apresenta o seguinte desafio: quem disse que livro não dá em árvore? Assim, os livros devem ser colhidos nas árvores da Praça João Ranali, em frente à Biblioteca, por aqueles que se interessarem em ler a obra onde bem quiserem.

Até o dia 29 de novembro, o espaço apresenta exposição de obras da artista e bibliotecária Lúcia Sazaki. A exposição é composta por um conjunto de retratos em aquarela de escritoras renomadas, como Joanne Harris, Cora Coralina, Laurie Beth Jones, Cecilia Meirelles, Carolina Maria de Jesus, entre outras. 

E para quem ficou realmente interessado em conhecer um pouco mais sobre a história da Biblioteca, a Secretaria de Cultura apresenta até o dia 31 de janeiro de 2020, a Exposição A Biblioteca e seus 79 anos, com acervo da Seção de Artes Visuais e Arquivo Histórico.

E mais. Entre os livros disponíveis no acervo da biblioteca estarão algumas das mais famosas frases literárias já escritas. Ao encontrá-las, os leitores ganharão um prêmio especial.

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua: João Gonçalves, 439, no centro. O espaço é aberto ao público de segunda à sexta, das 9h às 17h45, e aos sábados, das 8h às 12h45. Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural

Sobre a biblioteca 

Primeira biblioteca pública do município, a Biblioteca Monteiro Lobato funcionou por mais de vinte anos na Rua: Sete de Setembro, esquina com a Rua: Felício Marcondes, no centro. Devido ao crescimento da cidade e, consequentemente, do número de usuários, ela foi transferida em 1968 para o prédio atual. Neste local, também funciona o Espaço do Escritor de Guarulhos, o Salão Expositivo, O Espaço Troca Livros, o Espaço Braille Profª. Alice Ribeiro e o Auditório Pedro Dias Gonçalves. Ao longo dos últimos 79 anos, a Biblioteca Monteiro Lobato sempre propiciou pesquisa, informação e divertimento, por meio de seu acervo e dos diversos programas culturais que abriga. Ela também é a matriz do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas https://www.biblioguarulhos.com.br/p/sobre.html, que no ano 2018 atingiu 46512 usuários cadastrados e 38493 atendidos.

Programação:

•    Projeto Leve pra Ler
Data: segunda-feira, 11 de novembro
Horário: 9 às 11h
Local: Calçadão da Rua Dom Pedro 
•    Projeto Pé de Livro - Quem disse que livro não dá em árvore?
Data: 13 de novembro
Horário: 9h às 16h
•    Varal Literário
Data: até 29 de novembro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45
•    Entre Livros
Data: até 29 de novembro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45
•    A arte de Lúcia Sazaki
Data: até 29 de novembro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45
•    Exposição A Biblioteca e seus 79 anos
Data: até 31 de janeiro de 2020
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h45; sábados, das 8h às 12h45
 

Assuntos Relacionados