Prova Brasil avalia mais de 10 mil alunos da Rede Municipal

Por Bárbara Braz

Publicado em 20/10/2017, às 08:10

Editado em 06/02/2018, às 09:47

Foto: Maurício Burim

Mais de dez mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Guarulhos vão realizar, entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro, a Prova Brasil 2017, instrumento que faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A atividade objetiva avaliar os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, e vai ser aplicada em 88 escolas, somente para as turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola.

Em 2015, a Rede Municipal alcançou a nota de 6.0, superando a projeção de 5.8 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2017, resultado que aproximou do índice projetado para 2019, que é de 6.1.

Sistema nacional de avaliação

De acordo com o MEC, a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A Prova Brasil é um dos dois elementos que compõem o Ideb, cujo cálculo é feito a partir de resultados da prova e informações sobre a aprovação ou repetência dos estudantes. Essa prova faz parte da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), uma das três avaliações que integram o Saeb.