Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Educa Mais propõe um novo modelo de Educação para Guarulhos



Por Yve de Oliveira
Publicado em 01/08/2017
Editado em 16/01/2020, às 14:03

591 visualizações

Foi com muito entusiasmo e alegria que os alunos da EPG Manoel Rezende iniciaram, na última segunda-feira (31), a primeira aula do Programa Educa Mais, proposta que ampliou a jornada dos alunos dos 5ºs anos da Rede Municipal de 4 para 7h diárias.

O lançamento do Programa, que aconteceu simultaneamente em 42 escolas, contou ainda com a visita do Vice-prefeito e Secretário da Secel, Alexandre Zeitune, que ressaltou a importância da extensão da jornada para otimizar a aprendizagem das crianças.

“Hoje demos um passo incrível e transformador. Chega a ser emocionante saber que mais de 4 mil crianças vão ter oportunidade de estudar no período estendido e, por isso, vão aprender muito mais. Para nós, é extremamente gratificante, ver esse processo de transformação da sociedade acontecendo, sobretudo, nas escolas. Acreditamos que esse é o caminho,  investir nas escolas para que elas possam atender melhor as crianças, esse é o nosso maior objetivo.”

De mãos dadas com o CEU Bambi, a gestão da EPG Manoel Rezende reorganizou os espaços pedagógicos e desenvolveu por meio de jogos e dinâmicas, uma proposta pautada no ensino de língua portuguesa, matemática e produção textual.

A professora Edilene Vieira Campos Sanches descreve o programa como uma medida de desenvolvimento e aprofundamento do processo de ensino-aprendizagem das crianças.

“Vejo que a Secel organizou um projeto muito promissor porque nestas horas a mais será possível desenvolver com os alunos suas habilidades, sanar dificuldades pontuais relacionadas ao raciocínio lógico matemático, à linguagem oral e escrita. Hoje, por exemplo, iniciamos o Educa Mais com uma leitura de um texto intitulado Bomba Boa, que refletiu a importância do jornalismo no impacto de boas notícias para a sociedade”, destacou.  

 

Para aprender mais

“Sabe qual é a bomba boa aqui da escola, tia? O Educa Mais!”, conta entusiasmada a aluna Aline. “Eu adoro estudar e acho que a gente vai aprender ainda mais a partir de agora”.

O entusiasmo da maioria dos alunos também foi grande: “Eu achei muito legal ficar esse tempo a mais na minha escola, porque a gente aprende mais, ficamos mais avançados, aprendemos matérias novas e podemos ajudar também os nossos amigos que sentem dificuldades”, contou a aluna Rafaela Silva de Araújo.

A diretora da unidade, Antônia Donizete da Silva completa que o Programa amplia ainda mais as potencialidades das escolas: “Quando esse projeto veio e soubemos que ele ampliaria a jornada dos alunos, especialmente dos 5os anos, ficamos muito felizes, pois podemos fazer ainda mais por eles, já que esse é o último ciclo deles na nossa Rede. Espero que dê muito certo, eu espero que as crianças fiquem bem e que os professores encontrem prazer em estar mais esse tempo com os alunos, que não será apenas a extensão da sala de aula, e sim, a oportunidade de ampliar a aprendizagem”, ressalta.

 




Outras Notícias