Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Educa Mais conquista professores e alunos com período estendido



Por Bárbara Braz
Publicado em 10/08/2017
Editado em 16/01/2020, às 13:48

785 visualizações

Em fase de implantação, o Programa Educa Mais da Prefeitura de Guarulhos ampliou em 3 horas a permanência escolar dos 5º anos e está agradando alunos e professores.  Lançado no dia 31 de julho, a iniciativa tem como proposta democratizar a educação no período estendido e promover o desenvolvimento integral das crianças da rede municipal de ensino. A ideia é que educadores aproveitem para aplicar atividades que integre e motive ainda mais as crianças no sentido de cidadania. 

De acordo com a professora Margaret Loureiro, da EPG Graciliano Ramos, no bairro do Bonsucesso, o beneficio do Educa Mais está justamente em permitir trabalhar um pouco mais com seus alunos. “Eu estou com essa turma há três anos, e agora temos mais tempo para fazer atividades diferenciadas. Tenho 32 alunos e toda turma participa. Fizemos uma atividade de matemática com recortes, de converter cédulas em moedas, e todo mundo adorou. Esse período estendido foi a melhor coisa que a Prefeitura poderia fazer para os nossos alunos”, destaca a professora.

A estudante do 5º ano, Nicole Mikaela, conta empolgada como tem aproveitado esse tempo a mais na escola: “Eu estou gostando bastante das aulas, a professora passa bastante lição e ensina muitas coisas para irmos mais preparados para o 6º ano”, disse a aluna.

A professora explica que as aulas se tornaram mais interessantes. Entre as atividades que ela tem proposto para as turmas envolvem trabalhos com a interpretação, oralidade, argumentação e produção textual dos alunos, com filmes na sala de aula. Por meio da reescrita, ela pede para que os alunos identifiquem e interajam com o tema de cada filme exibido. “Eu sentia que eles ainda tinham muita dificuldade de expor o que pensavam e com os filmes, percebo que as produções textuais estão ficando muito melhores, as crianças estão bem criativas, com um pensamento muito legal de amor e solidariedade”, concluiu.

Um dos filmes desta semana foi Patch Adams – O amor é contagioso. Para a aluna Júlia Lopes Alves, a história é muito engraçada e a fez aprender algumas coisas importantes: “Eu gostei do filme, porque passa uma mensagem que o ser humano, o mundo e o universo precisam de muito amor”.

 

Aqui tem Educa Mais

A intenção da Prefeitura de Guarulhos é que a rede municipal se transforme, a partir da implantação do período estendido em todas as escolas. Nesta primeira fase, o programa beneficiará mais de 4 mil alunos matriculados em 42 escolas, das 141 unidades, onde participam de atividades lúdicas voltadas para o ensino de língua portuguesa, matemática e produção textual. Ainda no período estendido, cada escola do programa recebe uma alimentação a mais, transporte e toda infraestrutura necessária para garantir a qualidade do ensino e do atendimento dos estudantes nesse processo.

Integram o Programa Educa Mais as seguintes escolas da Prefeitura de Guarulhos: Alfredo Volpi, Álvares de Azevedo, Amadeu Pereira Lima, Anísio Teixeira, Anselmo Duarte, Bárbara Cristina, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cora Coralina, Crispiniano Soares, Dorival Caymmi, Edson Nunes Malecka, Evanira Vieira Romão, Eugênio Celeste Filho, Felício Marcondes, Giovani Angelini, Graciliano Ramos, Gracira Marchesi Trama, Hamilton Felix, Heraldo Evans, Inez Rizzatto Rodrigues, Jean Piaget, Padre João Alvares, Jorge Amado, José Jorge Pereira, Manoel Bomfim, Manoel de Paiva, Mario Lago, Manoel Rezende da Silva, Manuel Bandeira, Mônica Aparecida Moredo, Monteiro Lobato, Moreira Matos, Nazira Abud Zanardi, Nelson de Andrade, Pedrinho e Narizinho, Pedro Geraldo Barbosa, Perseu Abramo, Selma Colalillo Marques, Siqueira Bueno, Tom Jobim e Walter Efigênio.



Assuntos Relacionados

Educação Educa Mais Ensino Fundamental


Outras Notícias