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Planejamento Escolar discute BNCC de forma criativa



Por Danielle Andrade
Publicado em 11/03/2019
Editado em 09/01/2020, às 14:58

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Professores, gestores e coordenadores pedagógicos das 143 escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram na última semana do Planejamento Escolar 2019.  Na ocasião, a EPG Tizuko Sakamoto, na região dos Pimentas, elaborou uma programação interativa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que subsidia a Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN) da Rede Municipal.

“O ponto de partida do nosso Planejamento é trabalhar a BNCC de uma forma prática e de fácil compreensão para todos da equipe. Para isso, elaboramos dinâmicas, atividades em grupos e debates, que permitiram aos professores assimilar e fazer a aplicação do conteúdo em sala de aula”, explica a coordenadora pedagógica Patricia Cavalcanti, sobre a ideia de utilizar uma linguagem criativa, com base nos momentos de reflexão durante as formações ministradas pela supervisora Marcia Regina Ota.

De acordo com a vice-diretora Amanda Camargo, a proposta pedagógica da BNCC deve nortear o currículo para a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. “Representamos a Base Nacional Comum Curricular com a figura do alicerce de uma casa; o Currículo, com o desenho das paredes desse alicerce; e o PPP, a estrutura completa da casa”, explica Amanda, sobre uma das dinâmicas aplicada aos professores, logo no início do encontro. Divididos em pequenos grupos, a equipe fez importantes associações com as 10 competências da BNCC.

Na continuidade da dinâmica, cada um dos grupos representou Direitos Educacionais da Aprendizagem por meio de gestos e os demais colegas dos outros grupos deveriam adivinhar quais eram. De forma criativa, os professores puderam explorar diferentes ocasiões pelas quais a criança vivencia ao longo de sua fase escolar.

Troca de experiências 

Na sequência, o grupo de professores recebeu um quebra cabeça, com campos de experiências baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Como tarefa, a equipe deveria colocar os campos em ordem, alcançando o seguinte resultado: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação. 

De acordo com a professora Sandra Maria Morais, há 15 anos na Rede, essa troca de experiências foi muito interessante: “Ficamos separadas com outras professoras, que não são da nossa dupla de trabalho. Foi uma forma diferente de interação para que pudéssemos discutir sobre as diretrizes da Base.” elogiou a professora.   

Já no término das atividades, os professores pintaram as casinhas em MDF, ressaltando a importância do papel do professor de Educação Infantil na formação da criança, e a necessidade de estabelecer uma base sólida durante o desenvolvimento de suas habilidades. 

O Planejamento Escolar contou com cerca de 20 professores, em dois períodos: manhã e tarde. A programação faz parte do Calendário Escolar 2019, que acontece em todas as escolas da Prefeitura de Guarulhos, estruturado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano curricular e o plano de aula, a fim de melhorar e aperfeiçoar cada vez mais as práticas pedagógicas.

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