Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Encontro dos Povos Indígenas no Bosque Maia reúne etnias de 47 aldeias



Por Tiago França
Publicado em 21/08/2017
Editado em 16/01/2020, às 13:11

590 visualizações

“517 anos de Reexistência: Terra, Identidade e Garantia de Direitos”. Esse foi o tema do 10º Encontro dos Povos Indígenas, evento promovido pela Secretária de Assuntos Difusos, que em parceria com a Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – levou no último final de semana (19 e 20) indígenas de 47 aldeias de cinco etnias diferentes ao Bosque Maia, em Guarulhos.

O Secretário da Secel, Alexandre Zeitune, participou dos rituais do encontro e teve a oportunidade de conhecer indígenas que vivem em aldeias do litoral Norte e Sul, e interior do Estado de São Paulo, etnias como Guarani, Terena, Tupi, Krenak e Kaingang. Nesses locais, vivem ainda outras 40 etnias diferentes, o que totaliza algo em torno de 62 mil indígenas em todo o Estado.

“É algo muito forte e de uma responsabilidade gigante, temos uma dívida com esses povos e que por responsabilidade devemos não reparar, mas sanar com políticas públicas dentro de uma plataforma colaborativa”, comemorou Zeitune.

O Secretário foi convidado a participar do Toré, ritual sagrado que celebra a amizade entre as distintas aldeias e realça o sentimento de grupo e de nação. Nessa celebração, o convite para sua participação revela a estima que os índios tiveram por ele, enquanto homem branco. Ao final, houve uma coroação e reza dos indígenas ao redor como uma espécie de bênçãos e proteção. 

O evento contou ainda com a participação de alunos das Escolas da Prefeitura e Guarulhos, uma experiência enriquecedora para a aprendizagem das crianças, já que a maioria apenas sabem sobre os indígenas por meio dos livros.
 



Assuntos Relacionados

Educação Escola 360 Educa Mais Escola 360


Outras Notícias