Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Diálogos em Rede aborda Educação Integral na Educação Infantil



Por Danielle Andrade
Publicado em 13/12/2019
Editado em 17/12/2019, às 8:07

612 visualizações

Conferências, relatos de experiências, roteiros socioambientais, entre outras atividades integraram a programação do Dialógos em Rede, ação formativa realizada com profissionais de educação da Rede Municipal, no Adamastor Centro. Nesta quinta-feira (12), dentre os temas abordados estavam a Educação Integral na Educação Infantil e a Neurociência e ação docente para a aprendizagem e desenvolvimento dos bebês. A programação diária se estende até amanhã (13).

A conferência sobre Educação Integral na Educação Infantil trouxe a palestrante Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, mestre em Psicologia da Educação e doutora em Psicologia experimental pela Universidade de São Paulo. Oliveira falou sobre a noção de experiência como desafio conceitual à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, que trata dos direitos das crianças e das aprendizagens que se formam na relação lúdica e interativa com campos de experiências.
“Cada um de nós temos um jeito de reagir a uma situação, cada um tem um impacto pessoal. A mesma coisa acontece com as crianças. Se duas crianças estão desenhando, cada desenho tem um significado, uma experiência diferente, por isso a necessidade de entender suas importantes vivências para que sejam significativas, planejadas e avaliadas”, destacou.

Nos relatos de experiência sobre a Neurociência na Educação Infantil, professores das Escolas da Prefeitura compartilharam suas experiências, como algumas dificuldades comportamentais dos alunos, contação de histórias e musicalização. A palestrante Adriana Leandro de Sousa ressaltou a importância da relação com os pais para solução dos problemas, o registro do professor sobre os sinais apresentados pela criança no processo de desenvolvimento e quais os meios de apoio que a gestão escolar deve oferecer, como o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes. 

A programação contou ainda com a apresentação teatral em Libras dos alunos surdos da EPG Crispiniano Soares, com tradução simultânea para o português; relatos de experiências sobre Conselho Participativo de Classe e Ciclo e o conselhinho para uma gestão democrática; relatos sobre indisciplina na escola; cine-debate com o documentário “O começo da vida”, entre outros.

Roteiros socioambientais

O Diálogos em Rede ofereceu uma intensa programação de roteiros socioambientais ao longo da semana. Os professores tiveram a oportunidade de visitar e conhecer diferentes locais de Guarulhos, como o Núcleo Cabuçu, uma valiosa área com vegetação dentro da Cidade de Guarulhos e protegida de mananciais; Zoológico Municipal de Guarulhos e o Sesc Guarulhos, com o roteiro de todas as ações propostas para o espaço, com foco nas ações realizadas pelo Centro de Educação Ambiental da instituição.
Em São Paulo, foi realizado roteiro para o Museu Catavento, criado para incentivar a divulgação científica e provocar a interação do acervo com o público e também para o Museu da Imigração, que preserva a memória das pessoas que chegaram no Brasil por meio da Hospedaria dos Imigrantes.

Já nesta sexta-feira, os roteiros socioambientais encerram com a trilha no Bosque Maia, apresentando toda diversidade da fauna e flora presentes no local. Para conferir a programação completa e a transmissão ao vivo pelo YouTube, clique aqui.
 




Outras Notícias