Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Sustentabilidade é tema das apresentações das escolas durante a Mostra Ecoviver



Por Bárbara Braz
Publicado em 01/11/2017
Editado em 24/01/2020, às 13:30

437 visualizações

Com temática socioambiental e objetivo de desenvolver uma consciência sustentável, seis Escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram do encerramento da Mostra Ecoviver 2017, na tarde da última terça-feira (31), no Teatro do Adamastor Centro. A realização do projeto é uma parceria entre a Secel - Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e o Grupo Ecorodovias.

Mais de 170 alunos dos 4º e 5º anos das EPGs Josafá Tito Figueiredo, Giovani Angelini, Elis Regina, Evanira Vieira Romão, Castro Alves e Professor Edson Nunes Malecka participaram do evento. Desde 2011, o Projeto Ecoviver é promovido nas escolas municipais e, ao longo de todo o ano, os alunos desenvolvem ações de educação ambiental e conscientização sobre preservação e demais temas sociais.

Para o professor de Artes da EPG Edson Nunes Malecka, Sérgio Andrejauskas, todo o processo de realização do Projeto na unidade escolar foi muito interessante, sobretudo pela aprendizagem proporcionada às crianças.

“Poder falar de ecologia e produzir uma peça de teatro de sombras na qual as crianças participaram desde a escolha do nome à construção de história, foi primordial. Os alunos incorporaram o que eles aprenderam durante o ano todo. Para a produção do teatro e de todo o cenário aproveitamos cada pedacinho de papel que tínhamos na escola. Nossos alunos se empolgaram muito e ficaram muito satisfeitos em participar, e é assim que a escola tem que ser, viva e feliz porque assim o aprendizado acontece efetivamente”, destacou o professor.

A participação da escola e dos alunos no projeto foi importante para a professora da EPG Evanira Vieira Romão, Simone Brazan. “Os alunos se conscientizaram de coisas que jamais tinham pensado que seriam tão importantes. A gente os vê agindo e falando de acordo com todo o nosso trabalho, além de vivenciarem tudo isso no nosso dia a dia. Hoje, eles vão apresentar a peça de teatro Os Saltimbancos: rumo ao mundo melhor, com todo roteiro e falas produzidos por eles mesmos. É lindo ver esse resultado”, destaca a professora.

O aluno do 4º ano Matheus Lopes Guedes, da EPG Evanira Vieira Romão, não conteve sua alegria em apresentar a peça em um teatro de verdade: “Eu sou o jumento na peça, o principal personagem. Para mim é incrível poder participar. Fizemos as apresentações na escola duas vezes e agora aqui no teatro, isso é um sonho para mim”, disse o aluno.

A Mostra Ecoviver 2017 encerrou as atividades anuais do projeto nas escolas participantes, enfatizando como objetivo o compartilhamento das conquistas e avanços dos atuantes com toda a comunidade escolar.




Outras Notícias