Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Palestra aborda os desafios da Educação na Rede Municipal



Por Bárbara Braz
Publicado em 28/11/2017
Editado em 14/01/2020, às 13:42

365 visualizações

“Desafios da Educação de Qualidade em Guarulhos”. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo pesquisador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) Alexandre André dos Santos, na sexta-feira (24) para os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, na Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer).

A iniciativa é uma parceria entre a Secel e o Observatório de Políticas Públicas, vinculado à Secretaria de Governo, que teve por objetivo trazer reflexões sobre a educação que o Brasil precisa e o desafio da melhoria da qualidade da educação, para garantir os meios necessários para atingir novos patamares de desenvolvimento educacional.

Durante a palestra, Alexandre Santos aponta que a gestão escolar é um eixo estruturante do Plano Nacional de Educação, e um dos elementos determinantes do desempenho de uma escola, além da importância das formações iniciais e continuadas que são oferecidas aos professores e gestores. “A gestão escolar e as formações são umas das competências necessárias para fazer uma boa gestão. É uma necessidade aprofundar a carga de prática. Precisamos trabalhar o Plano Nacional de Educação de forma concreta”, afirma o pesquisador.

Alexandre conta ainda que, o grande desafio é priorizar e direcionar a educação: “A gente tem tudo o que precisa como um servidor público, para fazer isso acontecer. Temos os instrumentos e o principal, nós temos os princípios da educação”.

INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
 




Outras Notícias