Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos

Geração de Energia - Cidade Solar


Temática: Tecnologia
Recurso(s): Reciclados Tinta a base de água e pincéis Placa de Eucatex Lâmpadas de led, fios Canetas esferográficas Imã retirado de micro-ondas Carcaça de motor de ventilador Placa fotovoltaica Ventilador
Autor(es): Juliana Soares Saiki de Brito e Jovita Maria da Silva Nakamura
Colaborador(es): Ester Costa Lima
Escola: EPG PAULO AUTRAN

1713 visualizações

Justificativa

Sabendo do processo de degradação da natureza pelo qual nosso planeta vem passando, se faz necessário criar estratégias que possibilitem um espaço de reflexão sobre a importância de cuidar do lugar que vivemos.

É importante despertarmos nas crianças uma postura crítica e de responsabilidade acerca da realidade e do nosso papel como habitantes deste lugar.

A realização deste projeto possibilitou um novo olhar sobre o nosso papel na sala de aula, isto é, de estimular espaços e de fomentar discussões capazes de possibilitar uma aprendizagem significativa para os nossos educandos. É dever da escola e do professor propiciar aos alunos espaços capazes de instigar à pesquisa, a investigação, a comunicação entre tantas outras formas de aprender. 


 Objetivos

- Conscientizar sobre a importância dos recursos renováveis na geração de energia;

- Propiciar espaços de aprendizagem significativa com atividades que possibilitem o protagonismo do aluno;

- Estimular a pesquisa e curiosidade do aluno;

- Adotar uma postura crítica que vise construções interativas com o meio ambiente;

- Identificar-se como parte integrante na preservação do planeta;

Metodologia

- Pesquisa individual sobre geração de energia;

- Roda de conversa sobre a pesquisa:

                > Questões norteadoras:

                > Como a energia é gerada?

                > Quais tipos de geração de energia podem ser representados em uma maquete?

                > Como poderíamos fazer esta representação tendo como inspiração a realidade da nossa cidade?

- Escolha do nome da cidade por meio de uma votação coletiva, envolvendo todos os alunos do período. Venceu o nome Cidade Solar;

- Manuseio da carcaça do motor e da placa fotovoltaica para a compreensão de todo o processo de construção;

- Confecção e pintura das caixinhas (prédios, casas e comércios);

- Reunião para debater as sugestões e críticas sobre a montagem da maquete;

- Montagem coletiva da maquete;

- Apresentação do projeto pelos alunos idealizadores para as demais turmas do período;

- Desenho da planta da maquete;

- Escrita de uma reportagem sobre a inauguração da cidade solar;

- Apresentação de um telejornal com a reportagem da inauguração da cidade;

- Sessão de cinema com o filme “O menino que descobriu o vento”, que aborda a temática semelhante ao processo experienciado pelos alunos. 

 Resultados observados

No decorrer do projeto foi possível observar alunos incrivelmente engajados, participativos e interados do assunto. O produto final gerou suspiros nas demais turmas e instigou a curiosidade de toda a comunidade escolar sobre o funcionamento do mecanismo de geração de energia.

 Avaliação

As turmas envolvidas apresentaram desempenho excelente, participando de todas as etapas com compromisso e responsabilidade.

Quantidade de alunos atingidos:

105 alunos atingidos diretamente.

400 alunos atingidos indiretamente.


Galeria



Vídeos



Outras Práticas Pedagógicas