SETEMBRO AMARELO
Na última semana de setembro focamos nas palestras, esse ano com a participação da psicóloga Suzana Barbosa e do estagiário em psicologia ……………
Nos dias 29 e 30/09 tivemos uma palestra com a psicóloga Suzana que falou sobre o “ as emoções e como elas interferem no nosso cotidiano” , assim como encontrar ferramentas para aprendermos a lidar melhor com elas.
No dia 28 o estagiário Nicolas Barbosa Ribeiro ( Nick) conversou sobre a psicoeducação e as emoções com um grupo no nosso teatro, ambos utilizaram com base o filme da Disney “ Divertidamente”, é um filme sobre emoções: uma aula sobre a importância delas.
Além da Tristeza e da Alegria, que está sempre se desdobrando para se sobressair, também estão lá Nojinho, Raiva e Medo, que completam uma espécie de Conselho encarregado de tomar decisões, de definir as ações da garotinha ao longo do dia.
Alegria busca, a todo custo, uma vida perfeita para a menininha, mas é impossível ignorar a Tristeza. Ela é parte importante da transformação da criança na adolescente.
Se as emoções em excesso podem atrapalhar, a falta delas deixa a vida totalmente sem graça.
Todas as cinco emoções estão sempre juntas para manter a sala de controle e a vida da personagem Riley Andersen em ordem, mas, quando apenas uma das emoções fica responsável pelo controle, tudo vira um caos. A nossa saúde mental funciona assim, precisamos manter o equilíbrio entre os sentimentos: nenhum é ruim, precisamos sentir todos de maneira saudável.
Alguns fatores, porém, alteram a forma como sentimos e reagimos. No transtorno depressivo, conhecido como depressão, a doença é desenvolvida por meio de alterações químicas no cérebro, genética ou devido a fatores externos, como traumas. A doença causa sentimentos como tristeza profunda, perda de apetite e baixa autoestima.
Mas não só a depressão causa mudanças de comportamento. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o Brasil como o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de pessoas com o transtorno. Mesmo a ansiedade sendo um sentimento útil e que nos deixa em alerta e evita acidentes, o transtorno generalizado vai além, podendo transformar-se em síndrome do pânico, uma doença caracterizada pelo medo intenso que prejudica o convívio social. Um dos transtornos, ou uma combinação deles, podem chegar a um estágio avançado, levando a pensamentos e ações suicidas.
Agradecimentos especiais
Suzana Barbosa @psi.suzybarbosa
Nicolas Barbosa Ribeiro _nicolas.ribeiro_