Na última terça-feira (30), os educandos da EPG Padre João Álvares apresentaram exposição com o tema Todo Mundo Conta História, mostra com a culminância dos trabalhos desenvolvidos durante o Abril Literário.
As atividades, que tiveram como foco o protagonismo, a identidade e autonomia dos alunos, retrataram a importância da literatura infantil, contos, poesias, crônicas, literatura de cordel com produção textual e reescrita de contos e ilustração de histórias.
As salas de aula foram identificadas com diferentes temas, tais como conto de mistério, contos de fadas e contos infantis, iniciativa que facilitou a escolha da história que queriam ouvir e a autonomia dos educandos.
“Imersa no universo da imaginação dos alunos, a literatura provocou o encantamento e curiosidade de todos eles”, apontou Márcia Bueno, diretora da unidade escolar.
A mostra também considerou os espaços coletivos com área privilegiada e o princípio do desemparedamento, que permitiu que as contações de histórias ocorressem em áreas externas com metodologias ativas e criativas.
A ação contou ainda com a participação dos vários atores que compõem o cenário da escola, potencializando a leitura na voz de pessoas que, no dia a dia, fazem a diferença no espaço escolar, os professores, estagiários, agentes de apoio, funcionários, pais e responsáveis e as estrelas principais: os educandos.
Outra ação que marcou o Abril Literário EPG Padre João Álvares foi a dinâmica Amigo Literário, desdobramento da 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos que favoreceu a aquisição de livros pelos professores e a troca de obras na escola, momento significativo e prazeroso para os participantes. A escolha dos títulos se deu a partir do perfil de cada profissional, dentre livros de romance, policial e técnico.