Durante a programação do Abril Literário, a EPG Selma Colalillo Marques, na Vila Rio, promoveu ações literárias que envolveram a continuidade do projeto anual Identidades. As atividades contaram com leituras com foco no autoconhecimento e inteligência emocional dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A professora Flávia Maria Scanhoela Santos e o cozinheiro William Carlos Ferreira realizaram contações de histórias em vários espaços da escola, além das salas de aula. Flávia trouxe os livros O que tem dentro da sua fralda? e De onde vem os penicos?, ambos de autoria de Guido van Genechten.
As histórias abordaram autoconhecimento e inteligência emocional, aspectos que são enfatizados durante todo o ano letivo. “São temas muito relevantes, abordados por meio do faz de conta e da diversão”, observou a professora de Educação Infantil Ana Paula Esquivel Sales. Em rodas de conversa, as crianças socializaram qual leitura gostaram mais, e cada criança teve oportunidade de desenhar sua história preferida.
William fez a leitura do livro Era Uma Vez Uma Semente, da escritora Judith Anderson, e ilustrado por Mike Gordon. Ao questionar o modo pelo qual uma semente pode se tornar uma planta que formará novas sementes, o livro explica como isso ocorre por meio de uma história de uma menina e seu avô que acompanham esse processo de transformação.
“Depois da leitura do nosso visitante, fizemos uma roda de conversa para falar sobre “sementes, árvores, plantas e flores. Em seguida, fomos observar as plantas e árvores da nossa escola. Após essa atividade lúdica, os alunos foram desenhar suas observações”, pontuou a professora Andreia Paiva Vieira, destacando a atividade como foi lúdica e significativa.
Desenhos e fotos das atividades também foram compartilhados nos espaços da EPG Selma Colalillo Marques, como forma de demonstrar às famílias o trabalho desenvolvido com as crianças, e para que elas essas possam relatar o quão prazerosas foram as vivências envolvendo a literatura e outras linguagens de expressão e comunicação.
“Foram momentos de grata experiência, que apontam para a continuidade de ações que fortaleçam as abordagens dos saberes presentes no Quadro de Saberes Necessários, como forma de garantir os direitos de aprendizagem das crianças”, enfatizou a professora Helena Lemos Wojciuk.