Júlia, 6 anos

“A Júlia realizou o desenho com caneta hidrográfica na cor preta, segundo a mãe a criança escolheu a caneta pois era a única que estava boa o suficiente para demarcar o traçado no papel. Veja como o traço ficou nítido e a canetinha preta faz toda a diferença no desenho. Após concluir, a mãe enviou um vídeo em que a criança o descreveu:

– Eu escrevi meu nome, fiz o mar, uma estrela, uma estrela de longe, uma Lua, um peixe e as bolinhas que ele solta para respirar.

Neste vídeo, a criança apontou para a estrela menor, nomeando-a como a ‘estrela longe’, demonstrando uma noção de profundidade. Também fez movimentos de chacoalhar os dedos quando indicou as bolhas na água, expressando a mobilidade que o desenho tem na sua imaginação. Sua composição estabelece um diálogo entre todos os seus elementos, de forma que seu peixe está nadando em direção às estrelas e à lua. Após o vídeo, a Júlia quis colorir sua produção, porém optou por não colorir o desenho em sua totalidade, evidenciando sua autonomia no processo de desenvolvimento da linguagem do desenho.”

Professoras Fabiana Lyra Marques e Glaucia da Silva Feitosa Frasquetti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.