Programa Saberes em Casa
25 de março de 2021 Educação bilíngue ganha destaque no programa Saberes em Casa

Educação bilíngue ganha destaque no programa Saberes em Casa

Histórias, dramatizações, brincadeiras, investigações e glossários bilíngues, entre outras atividades em Libras, integram a programação do Saberes em Casa. Desde o início do programa, a Prefeitura de Guarulhos reforça a importância da educação bilíngue com propostas educativas na língua de sinais (Libras) no processo de alfabetização de educandos surdos, com o objetivo de assegurar as mesmas oportunidades a todos os estudantes da rede municipal de ensino.

Além de toda a programação possuir um intérprete de Libras, o programa Saberes em Casa apresenta o quadro Libras em Casa, que tem como objetivo acessar o currículo por meio de Libras a partir do ensino, construção, aprofundamento e compartilhamento de diversos conhecimentos. As propostas contribuem com a difusão e o uso da Língua Brasileira de Sinais pelos educandos surdos, permitindo também que, gradativamente, se construa um caminho da Libras como língua adicional de muitas crianças ouvintes para que possam aprender e produzir suas primeiras sinalizações a partir do programa.

Há 14 anos atuando como professor bilíngue na Prefeitura de Guarulhos, Rafael Miguel explica que o Brasil é um país multilíngue e rico em diversidade humana. “Sabe-se que, além do português, mais de 222 línguas são faladas no país. Dentro dessa multiplicidade está a Língua Brasileira de Sinais, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão de bebês, crianças, jovens e adultos surdos”, conta Miguel, que apresenta o quadro Libras em Casa.

Criatividade na aprendizagem

A educação inclusiva tem se mostrado cada vez mais relevante na atualidade, buscando novas didáticas capazes de produzir aprendizagens e promover a independência dos alunos surdos. De forma lúdica e criativa, o espaço Libras em Casa tem cativado o público com histórias contadas por meio de dramatizações, envolvendo crianças de todas as idades do começo ao fim do episódio.

As atividades são apresentadas em Libras, com tradução simultânea para o português oral, permitindo que os educandos ouvintes, bem como os familiares e amigos de surdos, possam acompanhar e entender o que está sendo sinalizado.

As devolutivas das propostas apresentadas no programa abrangem todos os educandos. A equipe pedagógica acompanha as atividades que são compartilhadas tanto pelo educando surdo como pelo ouvinte após o término do episódio. O retorno é permanente pelas redes sociais, o público interage e tem se interessado cada vez mais. “Nós professores observamos que muitos querem aprender essa língua, existe uma demanda e esse espaço de Libras supre uma lacuna. De fato, as pessoas querem se aproximar desse conhecimento, dessa língua, pois são as diferenças que nos fazem indivíduos, e o programa faz isso, aproxima as pessoas nas suas diferenças, como a linguística”, explica Rafael Miguel.

Muitos são os desafios enfrentados pelos estudantes e suas famílias para o aprendizado de forma remota. Para Valeria Rebouças Silva, mãe do educando surdo Daniel Alves Rebouças, 8 anos, da EPG Crispiniano Soares, mesmo o aluno podendo assistir ao programa em qualquer lugar, por meio de computador, celular ou acompanhar pela TV, a interação da sala de aula e o contato direto com o professor fazem a diferença, sobretudo para os alunos surdos.

“Sabemos que não é fácil estudar de forma online. Se para o adolescente não tem sido fácil, para as crianças surdas torna-se mais complexo em casa. Por isso, é indispensável ter propostas bem atrativas para prender a atenção do Daniel. Os episódios em que o professor Rafael aparece contando as histórias em Libras são as partes que prendem a atenção dele de verdade, fazem com que ele assista várias vezes para depois conseguir contar a história perfeitamente bem”, avalia Valeria sobre a necessidade de um aprendizado diferenciado e bem elaborado para o desenvolvimento das crianças surdas, principalmente sem a interatividade que a escola proporciona.

No Brasil os desafios do ensino remoto na pandemia causaram inúmeros debates e reflexões sobre a importância da tecnologia. Da mesma forma, a educação bilíngue oferecida pela Prefeitura de Guarulhos tem sido valorizada, apontando melhores caminhos para o ensino de educandos surdos.

Atualmente o programa Saberes em Casa conta com a participação das intérpretes de Libras Emylle Cassia Cabral dos Anjos, Leticia Muniz e Regina Fernandes.