Tuesday, 23 July 2024, 6:48 PM
Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Course: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem)
Glossary: BASE DE CONHECIMENTO
A

Aplicativo AVA

Este vídeo orientação os usuários sobre a utilização do aplicativo Moodle como ferramenta para complementar os estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Clique na imagem para ver o vídeo.




C

Certificado Digital SSL - Celular

Este tutorial tem como objetivo instruir o usuário na instalação do Certificado Digital SSL.

O certificado possui suma importância na autenticação da identidade de um site, possibilitando uma conexão criptografada e agindo contra invasores.


E

E-mail Corporativo: Como acessar o e-mail corporativo?

Para assistir o vídeo explicativo clique na imagem abaixo:

Parte 1- E-mail corporativo

Também é possível fazer o download do manual completo clicando aqui.

WEBMAIL :  O WebMail é o servidor de e-mails corporativos utilizado pela Prefeitura de Guarulhos para comunicação entre seus funcionários e diversas áreas.

ACESSO: O acesso ao Webmail corporativo da se dá pelo endereço https://mail.guarulhos.sp.gov.br, ou clicando no link  WEBMAIL localizado no rodapé da página da Prefeitura de Guarulhos (https://www.guarulhos.sp.gov.br), com seu usuário e senha. Seu usuário será seu nome e sobrenome que constarão no e-mail antes do @guarulhos. 

Caso não possua e-mail corporativo, não se lembra do login ou da senha, você poderá solicitar a criação ou redefinição. Saiba como clicando aqui.

Exemplo: Se seu nome for João Aparecido Silva, provavelmente seu e-mail será joaosilva@guarulhos.sp.gov.br, neste caso joaosilva será o login de usuário.

LIMITES DE ARMAZENAMENTO E ENVIO: O e-mail corporativo possui alguns limites de armazenamento, envio de arquivos por e-mail e de lista de envio por e-mail, sendo:

  • Armazenamento de e-mails: no WebMail  há um limite de armazenamento que será indicado na tela principal, abaixo da identificação de usuário. Já no Outlook não há limite de armazenamento de e-mails.
  • Envio de arquivos por e-mail: tanto no WebMail  quanto no Outlook, o tamanho limite total para envio de um e-mail é de 30Mb, independente se este e-mail possui arquivos anexos e da quantidade de anexos.
  • Lista de envio de e-mails: tanto no WebMail quanto no Outlook, o limite é de 100 destinatários para envio de e-mails com cópias à outros endereços no mesmo e-mail.
Considerando tais limitações de armazenamento de e-mails, é ALTAMENTE RECOMENDÁVEL que se configure o e-mail corporativo no Outlook, para que haja maiores garantias de integridade no envio e recebimento de e-mails, bem como no armazenamento destes por tempo prolongado.

Você pode ver detalhes de como configurar seu e-mail no Outlook clicando aqui.

E-mail Corporativo: Como configurar o e-mail para acessar no celular?

Em seu SmartPhone, selecione o ícone de Configurações do aparelho e, em seguida, selecione a opção CONTAS.

 


Após, escolha a opção ADICIONAR CONTA e em seguida, em Tipo de Conta, selecione EXCHANGE;

 


Informe seu endereço de e-mail, o que deseja configurar e, em seguida adicione a senha de sua conta.

 


O aparelho irá tentar buscar as configurações do servidor automaticamente, mas não encontrará, então isso deverá ser informado manualmente.

  •  Endereço do servidor: ​mobile.guarulhos.sp.gov.br

 


Para continuar a configuração, informe a porta padrão para o protocolo em questão (Active sync): 443.

Na mesma tela, logo abaixo, selecionar a opção SSL/TSL(aceitar todos os certificados). Caso as informações fornecidas estejam corretas, a conta será configurada.

 


Na opção CONTAS será exibido o ícone de uma conta do Exchange, o que confirmará que sua conta de e-mail foi configurada.



Após o término das Configurações poderá editar ou consultar se a conta está corretamente configurada. Perceba que pode customizar o conteúdo que deseja sincronizar. Por padrão: e-mail, contatos e calendários estarão ativados.

 


As agendas configuradas no perfil do "usuario@guarulhos.sp.gov.br​" serão sincronizadas com o software de Calendário específico de cada Smartphone. Caso o usuário tenha outras contas de calendário configuradas no dispositivo, estas serão visualizadas juntamente com as agendas da conta @guarulhos. O que diferencia uma agenda da outra são as cores que as representam. 

 



E-mail Corporativo: Como configurar o Outlook para o e-mail corporativo?

Para assistir o vídeo explicativo clique na imagem abaixo:

Parte 3- E-mail corporativo 

Também é possível fazer o download do manual completo clicando aqui.

Para configurar seu e-mail corporativo no Outlook, siga a sequência: Arquivo > Informações > Adicionar Conta

  • Escolha a opção "Configuração Manual ou Tipos de Servidor Adicionais"
  • Escolha a opção "Email da Internet" (Office 2010) ou "POP ou IMAP"(Office 2016)
  • Preencha os campos conforme segue:
  1. Nome: nome do usuário;
  2. Endereço de e-mail: e-mail corporativo;
  3. Servidor de entrada de e-mails: pop.guarulhos.sp.gov.br;
  4. Servidor de saída de e-mails (SMTP): smtp.guarulhos.sp.gov.br;
  5. Nome do usuário: endereço de e-mail corporativo;
  6. Senha: senha do e-mail corporativo;
  7. Lembrar Senha: marcar caixa de seleção para que a senha permanece salva.

  • Em "Mais Configurações":
  1. Na aba “SERVIDOR DE SAÍDA”: marque as opções “MEU SERVIDOR DE SAÍDA (SMTP) REQUER AUTENTICAÇÃO e USAR MESMAS CONFIG. DO SERVIDOR DE ENTRADA DE EMAILS”;
  2. Na aba “AVANÇADO preencha da seguinte forma:
    1. Em “Servidor de entrada (POP3)”: preencher com 995;
    2. Marcar a caixa de opção em “Este servidor requer uma conexão criptografada (SSL)
    3. Em “Servidor de saída (SMTP)”: preencher com 465;
    4. Em “Use o seguinte tipo de conexão criptografada”: selecione a opção SSL.
  • Concluir a configuração clicando em OK e depois em Avançar;
  • Aguardar o Outlook realizar o teste de envio e recebimento.


E-mail Corporativo: Como solicitar um novo e-mail ou redefinição de senha de e-mail?

Para assistir o vídeo explicativo clique na imagem abaixo:

Parte 2- E-mail corporativo 

Também é possível fazer o download do manual completo clicando aqui.

Caso não possua e-mail corporativo, tenha esquecido a senha ou a senha tenha expirado, deverá abrir um chamado no  sistema SIAGRU.

Se a unidade não possuir um usuário com acesso ao SIAGRU, deverá fazer a mesma solicitação por e-mail de algum responsável da unidade.

Em último caso, se além do acesso ao SIAGRU, a unidade não puder enviar e-mail para tal solicitação, deverá entrar em contato com o Service Desk da Secretaria Municipal de Educação, através do telefone (11) 2475-7408.

 Ao realizar a solicitação, deverá apresentar as seguintes informações:

  • Nome completo do usuário;
  • CPF do usuário;
  • Código Funcional do usuário;
  • Função do usuário;
  • Unidade de Trabalho do usuário;
  • Informar se o e-mail do usuário deverá ser vinculado ao e-mail da unidade ou da área;
  • Detalhar a necessidade referente ao e-mail: criação, alteração de senha, reativação de senha.

Saiba como realizar a solicitação utilizando o SIAGRU  clicando aqui.



G

GOLPES NO WHATSAPP

Esse tutorial tem como objetivo auxiliar os usuários a não caírem em golpes via WhatsApp.

Cinco dicas de segurança contra golpes no WhatsApp

  1. Desconfie de mensagens que possuam erros ortográficos ou gramaticais e que solicitem a você que toque em um determinado link para obter alguma vantagem;
  2. Evite responder mensagens que peçam que você encaminhe informações pessoais como: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha etc;
  3. Evite os pedidos para repassar a mensagem, não as repasse;
  4. Links sugeridos (e encurtados) são perigosos, podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados ou até arquivos executáveis .exe e plugins em caso de uso do WhatsApp Web, no computador;
  5. Você não vai precisa pagar para usar o WhatsApp, que é um aplicativo gratuito. Evite cair nesse e em outros mitos que prometem recursos novos ou premium.


Cuidado com as correntes

Por causa da criptografia de ponta a ponta, que protege o usuário e também o spammer, o WhatsApp afirma que não tem a chave que dá acesso ao conteúdo das mensagens. Sendo assim, não é possível rastrear ou bloquear correntes — a forma mais comum (e eficiente) em que são disseminados os golpes no WhatsApp. O mensageiro também não faz uma análise prévia dos links enviados. Sobra para o quem recebe decidir abrir ou não.

Os golpes no WhatsApp quase sempre espalham informação mentirosa para provocar algum tipo de comportamento que só será benéfico para o autor. Se uma mensagem parecer suspeita ou se o conteúdo for “bom demais para ser verdade”. Não toque, compartilhe ou encaminhe.

As correntes podem vir ou não de pessoas que você conhece. Se a mensagem for de um número que não está na sua agenda, quando receber a primeira, terá a opção de denunciá-la como spam. Você pode denunciar um número ou grupo como spammer. E por que isso é importante? Porque só assim a denúncia chega até a “moderação” do WhatsApp.

Mas, caso você tenha recebido de um de seus contatos, ajude a tornar a rede melhor e avise ao seu amigo ou familiar que trata-se de uma fraude. No seu celular, apague a mensagem e não clique/toque em links ou preencha formulários com seus dados.


Perdendo Créditos

Se você está curioso sobre qual é a relação entre o sumiço de créditos e os golpes no WhatsApp, vale acompanhar a mecânica do crime. Mensagens que contém links encurtados costumam levar para sites falsos ou mesmo réplicas de sites, que sugerem o preenchimento de formulários em troca de cupons de desconto, vouchers, acesso a vídeos curiosos ou serviços premium de graça.

É aí onde mora o perigo. O número do seu celular, além do seu nome, e-mail e, em alguns casos, senhas e cartões de crédito, são dados suficientes para os golpistas. Caso preencha, seus dados poderão ser usados para fazer a assinatura de serviços pagos por SMS nunca solicitados como calendário de jogos esportivos, horóscopo, mensagens e afins. Faça uma calma análise nos seus gastos com telefonia móvel em busca destas distorções na conta.

Antivírus resolve?

A resposta é sim e não. O antivírus mobile alerta para endereços de sites maliciosas já cadastradas no seu banco de ameaças, fazendo com que o link sugerido na corrente seja bloqueado automaticamente ao abrir no navegador. Entretanto, esse tipo de golpe não é um vírus e não está sob vigilância. Outro fato é que, se o usuário insistir em abrir o link (o que acontece com frequência) ou não mantiver o aplicativo do antivírus atualizado, não há o que fazer. 


Principais golpes no WhatsApp


WhatsApp clonado

O WhatsApp clonado é um tipo de golpe em que o criminoso normalmente se passa por uma empresa conhecida do usuário, como sites de compra e venda, ou por um organizador de eventos que oferece uma proposta atrativa para a vítima. O golpista entra em contato com o usuário por meio de ligação ou por mensagem no WhatsApp, afirmando sobre um suposto erro, reclamação nas plataformas de anúncios ou oferecendo ingressos grátis para shows. Em seguida, ele solicita que a vítima envie o código de verificação do WhatsApp, que é enviado por SMS para validar as solicitações.

Tendo posse do código do usuário, o criminoso consegue clonar o WhatsApp da vítima, e passa a ter acesso à sua lista de contatos e grupos no aplicativo. Normalmente, este tipo de golpe é utilizado pelo criminoso com o intuito de pedir dinheiro para amigos e familiares da vítima.

Para não ter o WhatsApp clonado é necessário ter atenção. O próprio SMS enviado pelo mensageiro afirma que o código de verificação não deve ser compartilhado com terceiros. Sendo assim, suspeite de mensagens que forem enviadas no nome de empresa e não informe códigos do WhatsApp em troca de ingressos para eventos ou shows de famosos.

Contas falsas

Outro tipo de golpe que ficou popular foi o uso de contas falsas para enganar contatos. Nesta modalidade, o criminoso cria uma nova conta no WhatsApp e rouba os dados públicos de uma pessoa, como nome, foto de perfil e status. Em seguida, entra em contato com os amigos da vítima dizendo que "trocou de número" e conta uma história para pedir dinheiro emprestado.

Existem alguns passos que podem ajudar usuários a se protegerem desse golpe. Um deles consiste em ocultar as fotos de perfil do WhatsApp, deixando-a visível apenas para contatos. Assim, você evita que sua identidade seja roubada. Também é importante desconfiar de mensagens deste tipo, já que o WhatsApp possui um recurso capaz de informar automaticamente quando um contato troca de número. Outra dica que pode ajudar é entrar em contato por meio de ligação ou mensagem com o número original do contato antes de fazer qualquer transferência.

App espião

O WhatsApp também pode ser clonado por meio de aplicativos espiões. Os chamados spywares (ou stalkerwares) permitem que uma terceira pessoa, que pode ser um hacker desconhecido ou um parceiro ciumento, monitore as atividades da vítima no celular. Com este tipo de aplicativo, o criminoso consegue vigiar a vítima à distância e pode ter acesso a uma série de dados pessoais, incluindo o código de verificação do WhatsApp, usado para clonar contas.

Para se proteger do golpe é importante ter um antivírus capaz de identificar ameaças instalado no celular. Além disso, o smartphone também pode dar alguns indícios de que há um aplicativo espião instalado no dispositivo. Portanto, suspeite se a bateria do celular estiver acabando muito rapidamente e se os dados móveis apresentarem picos de uso durante o dia, sem explicação. Se o smartphone apresentar superaquecimento, se você notar a presença de aplicativos suspeitos ou alertas de pop-up invasivos, é possível que o seu celular tenha sido infectado por um aplicativo espião.

Fake news

As fake news, além de serem proibidas pelo mensageiro, também podem ser usadas para fraudes. A preocupação do WhatsApp é tanta que o aplicativo tem tomado diversas medidas para frear a divulgação e o compartilhamento das notícias falsas. Uma delas foi limitar o encaminhamento de mensagens muito compartilhadas para um contato por vez, além de atribuir uma lupa aos balões compartilhados muitas vezes - recurso que pode ser usado para pesquisar o conteúdo da mensagem no Google.

Para se proteger das notícias falsas no WhatsApp, você pode checar se um conteúdo é verdadeiro acessando o bot FakeCheck antes de compartilhá-lo. Além disso, o mensageiro encoraja que usuários denunciem fake news na plataforma, já que, devido a criptografia de ponta-a-ponta, o WhatsApp não é capaz de verificar o conteúdo compartilhado nos chats.

Links maliciosos

Golpes com links maliciosos no WhatsApp ficaram em evidência , principalmente durante o período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 no país. Criminosos usaram o Auxílio Emergencial e a distribuição de álcool em gel como isca para atrair vítimas, utilizando golpes de phishing(compartilhamento de informações) para roubar dados pessoais e adwares (propagandas) para lucrar com a exibição de anúncios.

Fraudes envolvendo o saque emergencial do FGTS também foram notícias, assim como o link malicioso que prometia a liberação gratuita da Netflix durante o isolamento. Para se proteger deste tipo de golpe, é recomendado ter um antivírus instalado no celular, já que a solução é capaz de identificar ameaças em tempo real. Além disso, suspeite de promoções "boas demais para ser verdade" e não clique em links suspeitos, por mais que tenham sido encaminhados por pessoas de confiança.



N

Novo E-mail Institucional (@educacao.guarulhos.sp.gov.br)

ORIENTAÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL INSTITUCIONAL


O novo e-mail institucional (seunome@educacao.guarulhos.sp.gov.br), disponibilizado em 2020 pela Secretaria Municipal de Educação é uma ferramenta oficial que tem como intuito padronizar a comunicação via correio eletrônico entre as Unidades Escolares e Departamentos dessa Secretaria.

COMO ACESSAR O E-MAIL INSTITUCIONAL

O acesso é feito pelo endereço https://www.office.com com seu usuário e senha que foram encaminhados para as Unidades Escolares.  Por padrão o seu e-mail institucional é composto por: primeiro nome + Iniciais do(s) sobrenome(s) +  @educacao.guarulhos.sp.gov.br.

 

Exemplo: Se seu nome for Maria Silva Nunes, seu e-mail por padrão será mariasn@educacao.guarulhos.sp.gov.br.

 

Obs.: Caso não possua e-mail institucional ou não se lembre do login ou da senha, você poderá solicitar a redefinição via SiaGru. Caso não tenha usuário e senha do Siagru, entre em contato com o Service Desk da Secretaria de Educação através do e-mail servicedesk@educacao.guarulhos.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2475-7408.

 

COMO REDIRECIONAR O E-MAIL CORPORATIVO (@guarulhos) PARA O E-MAIL INSTITUCIONAL (@educacao.guarulhos)

Caso você utilize o e-mail corporativo (@guarulhos.sp.gov.br), é indicado realizar o redirecionamento para o novo e-mail institucional (@educacao.guarulhos.sp.gov.br).

Para configurar o redirecionamento, siga a sequência:

  •    Acesse a plataforma de e-mail Zimbra através do endereço https://mail.guarulhos.sp.gov.br
  •    Preencha os campos da tela de login com seu usuário e senha (Caso não se lembre entre em contato com o Service Desk da Secretaria de Educação)
  •    Após realizar o login, clique na aba Preferências localizada na parte superior da tela;
  •     No menu de funcionalidades do lado esquerdo da tela, clique em E-mail;
  •     Faça a rolagem da tela até encontrar a opção “Recebendo mensagens” e no campo “encaminhar uma cópia para” inserir seu e-mail institucional @educacao.guarulhos.sp.gov.br;
  •     Clique em salvar no canto superior esquerdo para concluir a ação.


COMO CONFIGURAR O E-MAIL PARA ACESSAR NO CELULAR

Também é possível utilizar sua conta de e-mail institucional a partir de seu smartphone, para isso acesse sua loja de aplicativos (PlayStore ou AppleStore) e pesquise por MSOutlook. Após instalar o aplicativo, informe suas credenciais de acesso para finalizar a configuração de sua conta.


COMO SOLICITAR UM EMAIL DE DISTRIBUIÇÃO (ALIAS)

É possível criar um endereço que distribui os e-mails para vários usuários, esse recurso é chamado de ALIAS (apelido) e serve para que as informações sejam encaminhadas para um determinado grupo de pessoas.

Exemplo: Se a escola possui o ALIAS epgmaria@educacao.guarulhos.sp.gov.br, e todos os colaboradores da escolas estão cadastrados nesse ALIAS, ao enviar um e-mail para epgmaria@educacao.guarulhos.sp.gov.br todos os colaboradores receberão o conteúdo em suas caixas de entrada.

É possível solicitar a criação de uma ALIAS através do Siagru informando:

  •          Nome completo do usuário;
  •          CPF do usuário;
  •          Código Funcional do usuário;
  •          Função do usuário;
  •          Unidade de Trabalho do usuário;
  •          Nome do ALIAS;
  •          Lista de e-mail que será vinculada ao ALIAS.


EM CASO DE DÚVIDAS

Entre em contato com o Service Desk do Departamento de Planejamento e Informática na Educação, através do e-mail servicedesk@educacao.guarulhos.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2475-7408.

O

Olho na Escola Sistema/APP: Como Acessar o Aplicativo? (Gestores)

O acesso à plataforma pode ser feito pelo endereço https://sso.tce.sp.gov.br/cas-server/login

O download do aplicativo está disponível para Android e iOS em suas lojas de app (Google Play Store e Apple Store).

Maiores orientações sobre como utilizar o Aplicativo/Plataforma, estão disponíveis no manual do TCE no endereço: https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/portal/Manual_OlhonaEscola_diretor%20de%20escola.pdf

O manual também está disponível para download abaixo.

As orientação da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos estão disponíveis no Portal da Educação, Memorando Circular nº 043/2019-Gabinete do Secretário, que pode ser acessado no endereço http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/php/gerarArquivo.php?txtID=7567

P

Portal/Inscrição Educação Infantil 2022

Esse tutorial visa instruir o usuário quanto à inscrição de alunos da Educação Infantil para 2022, através do Portal.