Por Carla Maio
Publicado em 13/04/2018
Editado em 22/01/2020, às 17:16
Levar atenção e música para quem está recluso em um leito de hospital. No final do mês de março, músicos da Orquestra de Violeiros Coração da Viola visitaram o Hospital Infantil Darcy Vargas, na zona sul da capital, centro de referência no atendimento infantil para doenças de média e alta complexidade. Essa já é a terceira visita que os músicos fazem à unidade, uma iniciativa que acontece por meio da parceria entre a Subsecretaria de Cultura com o grupo de voluntariado Amarelinhos.
Além da visita aos leitos da oncologia, onde dedicaram tempo e atenção aos pacientes mais enfermos e suas famílias, a Orquestra teve oportunidade de apresentar seu repertório regado a clássicos da música sertaneja raiz em diferentes espaços da unidade hospitalar, como o refeitório, o saguão principal e a brinquedoteca, enchendo de esperança também as pessoas que circulavam pelo espaço, funcionários, médicos e enfermeiros.
Para Oliveira Alves Fontes, o Seo Oliveira, um dos fundadores da orquestra e responsável pelo Instituto Marungo, cada visita é uma alegria para todos: “A gente tem que ajudar quem precisa, levar carinho e alegria para quem está internado, dizem que a música estimula a cura, e é isso que nós queremos fazer”.
Outro músico que acompanha as visitas ao hospital desde o início é José Amaro Filho, Seo Claudinei: “É muito gratificante poder tocar para aquelas crianças, para mim, uma felicidade muito grande. Me senti tão emocionado que, enquanto tocava, tive vontade de chorar de alegria, de vê-las assim, feliz”.
Para conferir as imagens da visita da Orquestra de Violeiros Coração da Viola ao Hospital Infantil Darcy Vargas, clique aqui: