Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


EPG Assis Ferreira é destaque em programa do Canal Futura



Por Carla Maio
Publicado em 13/04/2018
Editado em 13/01/2020, às 14:58

1123 visualizações

A EPG Assis Ferreira, localizada na Vila Fátima, é umas das participantes do ENTRE ESCOLAS, uma série de encontros promovida pelo Canal Futura e que mostra o intercâmbio de experiências entre duas unidades escolares de contextos e realidades diferentes. O mini documentário, com cerca de 15 minutos, aborda o modo como a escola alcançou a melhoraria do desempenho dos alunos com boas práticas na gestão escolar com foco na superação de desafios e no alcance de bons resultados.

A escola foi indicada pela Fundação Lemann, responsável pelo assessoramento pedagógico das Escolas da Prefeitura de Guarulhos. A escolha da EPG Assis Ferreira para participação no Programa também se deu devido ao alcance da nota 6.7 em 2015, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, superando a nota geral do município nesse período, que foi de 6.0.

No programa, gravado no final de 2017, a então diretora da EPG Assis Ferreira, Célia Regina Lopes, e a coordenadora pedagógica Selma Sousa visitam a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Gino Dáorta, no município de Caieiras, onde têm a oportunidade de participar de um encontro formativo e conhecer algumas práticas com foco na elaboração de estratégias de leitura. 

Célia e Selma foram participantes do curso Gestão para a Aprendizagem, oferecido pelo Instituto Elos em parceria com a Fundação Lemann.

Num segundo momento, é a vez das gestoras de Caieiras visitarem a escola em Guarulhos. Na EPG Assis Ferreira, a equipe de Caieiras teve contato com o Projeto Roda de Leitura, implementado na unidade escolar há 7 anos e que promove momentos de leitura entre os alunos. “Às segundas-feiras, os alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental fazem a leitura de histórias para os alunos do 1º e 2º ano e também para os da Educação Infantil, nos espaços externos da escola”, explica a diretora Célia. 

Leitores experientes, os alunos Bianca, Ícaro, Maria Clara, Giovanna, Ayla e Elisabete também colaboram com depoimentos durante o documentário, defendendo a importância da atividade para o desenvolvimento de sua própria autonomia, uma vez que potencializam sua capacidade leitora à medida que leem para os pequenos: “Percebemos que o entrosamento entre eles é muito interessante, por meio da leitura, eles se envolvem e um acaba ajudando o outro”, observa a coordenadora Selma. 

O documentário também mostra a reflexão que o grupo de professores de ambas as unidades desenvolvem a partir da observação dessas experiências, fundamentais para a melhoria da habilidade e competência leitora dos alunos.

Para assistir o documentário, acesse www.futuraplay.org.br 
 




Outras Notícias