Por Bárbara Braz
Publicado em 08/06/2018
Editado em 13/01/2020, às 13:32
Na manhã desta sexta-feira (8), a EPG Siqueira Bueno, localizada no Jardim Vila Galvão, recebeu o evento “Segurança e Educação, Juntas na Prevenção”. Iniciativa das Secretarias para Assuntos de Segurança Pública e Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a ação envolveu alunos, familiares, comunidade, educadores e autoridades, com o objetivo de promover a integração e interação dos mecanismos de segurança com a população no âmbito escolar.
Além do Prefeito Guti e dos secretários da Secel, João Carlos Pannocchia, e de Assuntos de Segurança Pública, Gilvan Passos, o Comandante da Guarda Civil Municipal, Messias Pires de Carvalho e a Capitã Luciana Cardoso também estiveram presentes na abertura da primeira edição do Projeto.
“Nosso objetivo é tratar de assuntos de suma importância para o desenvolvimento do país de maneira interativa e descontraída, mas repleta de seriedade. Queremos ainda mostrar para a população que os guardas são parceiros e trabalham a serviço dos cidadãos. Os policiais são servidores”, destacou o prefeito Guti.
O secretário João Carlos Pannocchia afirmou que todo elemento que se agrega à educação melhora a sociedade. “As crianças precisam se prevenir das questões que lhe causam riscos e levar esse conhecimento para casa, porque os pais também precisam se precaver. Isso é uma capacitação familiar, e as pessoas precisam conhecer aquele que lida com a segurança, que anda fardado, e compreender que ele sempre será um amigo com a missão de nos proteger”, salientou.
O evento contou ainda com uma programação intensa, na qual foram apresentados projetos, palestras e ações, com ênfase ao combate à violência, às drogas, à promoção da segurança no trânsito, à saúde e à conscientização ambiental. Demonstrações das ferramentas e equipamentos de trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), tais como: viaturas, motos, escudos de proteção, coletes e algemas, e a atuação do Canil de Guarulhos, também foram destaques em meio à programação.
A aluna Isabeli dos Santos, do 4º ano, ficou encantada com os equipamentos da GCM e afirmou que, quando crescer, quer ser uma policial. “Proteger as pessoas é muito importante e é isso que eu quero fazer. Achei muito legal conhecer tudo isso na minha escola”, destacou.
Guti ressaltou ainda que a segurança no contexto escolar representa a potencialização dos aprendizados, pois este é um assunto que precisa ser discutido entre a sociedade e o poder público. “Este contato com alunos e pais é primordial para que todos entendam qual o papel da GCM e da Polícia Militar, a fim de que saibam a quem recorrer e quando recorrer”, completou.
Além desse projeto “Segurança e Educação, Juntas na Prevenção”, as escolas também são contempladas com o Projeto Guard - Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas, da GCM de Guarulhos. A equipe que oferece os cursos de prevenção ao uso de drogas conta com oficiais com especialização e tem como objetivo reduzir a violência escolar, familiar, e social, orientando os munícipes sobre a prevenção do uso indevido de drogas.