Por Danielle Andrade
Publicado em 21/08/2018
Editado em 21/01/2020, às 14:50
No último sábado (18), o CEU Rosa de França, localizado no bairro Jardim Rosa de França, recebeu cerca de 150 pessoas entre atletas, voluntários, comissão técnica e torcida, para participar da 2ª etapa da série B dos Jogos Paulista de Goalball. Com a participação de 11 equipes do estado de São Paulo, o campeonato foi promovido pela Federação Paulista de Desporto para Cegos, em parceria com a Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (ADEVIG), e teve apoio da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), por meio da Escola 360.
O Goalball é uma modalidade esportiva criada exclusivamente para pessoas cegas ou com baixa visão. Teve início na Alemanha, em 1946, como forma de ressocialização de ex-combatentes que haviam perdido a visão, ou parte dela, durante a II Guerra Mundial. O esporte foi idealizado pelos professores Hanz Lorenzen e Sepp Reindle.
Anselmo da Silva Ferreira, diretor de Esportes da ADEVIG, falou da grande satisfação em representar a cidade de Guarulhos e poder sediar essa tão importante etapa do campeonato paulista. “Hoje, o esporte vem ganhando grandes proporções em âmbito nacional e mundial, é muito importante difundir nas escolas e conquistar cada vez mais pessoas. Agradecemos a todos apoiadores e colaboradores das equipes participantes para realização desse evento”, agradeceu Anselmo Ferreira.
GOLBOL
O jogo tem como objetivo lançar a bola pelo chão com as mãos no gol do adversário. Conta com três jogadores e três reservas em cada equipe, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas. A audição, o tato e muita concentração são imprescindíveis, pois a bola emite sons e é assim que os jogadores podem saber em que direção está indo a bola.
Atualmente, a Seleção Brasileira masculina é a atual campeã mundial e foi vice nos Jogos de Londres 2012. Já a Seleção feminina levou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto em 2015.