Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Favoritos da Catira encantam professores da EPG Zumbi dos Palmares



Por Yve de Oliveira
Publicado em 09/08/2017
Editado em 16/01/2020, às 13:51

930 visualizações

Na última sexta-feira (4), a hora-atividade dos professores da EPG Zumbi dos Palmares foi repleta de musicalidade, história e cultura do bairro do Bonsucesso.

Engrandecidos pela presença dos músicos Seo Oliveira e de Edson Fontes, da Ação Sócio Educativa do Instituto Marungo, os educadores conheceram detalhes sobre a trajetória dos grupos “Os Favoritos da Catira”, “Os Mensageiros dos Santos Reis” e da “Orquestra de Violeiros Coração da Viola” e escutaram modas de viola que representam toda a mística da Festa da Carpição.

A vice-diretora Mona Maguetta Machado Bueno conta que o encontro foi muito importante para ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a história viva que pulsa em Guarulhos.

“Como estamos trabalhando aqui na escola com o tema da Diversidade Cultural da região do Bonsucesso, acolhemos a sugestão da professora Rosane Ribeiro Dotto e ficamos encantadas com toda a vivência histórica que tivemos com o Edson e o Seo Oliveira. Pessoalmente me surpreendi bastante, porque tinha a ideia de que a arte catira apresentava mais características sertanejas, então, quando eles começaram a tocar o som foi tão marcante quanto um rock'n'roll! Com certeza a oportunidade enriqueceu muito a nossa equipe e esperamos trazê-los aqui mais vezes”, destaca Mona.

Para a coordenadora pedagógica Thaís de Sá, a presença dos artistas ampliou as pesquisas e mapeamentos sobre a região do Bonsucesso e tornou a Hora-atividade da instituição ainda mais significativa.

“O nosso objetivo é compreender que os fenômenos regionais são muito ricos e a escola é um espaço importante para reverberar a história e a cultura da nossa cidade. Esta semana, o nosso bairro está imerso na tradicional “Festa da Carpição”, palco das apresentações e trajetória do grupo Favoritos da Catira. A nossa ideia, a partir deste encontro, é construirmos vínculos com esses e outros protagonistas locais, a fim de enriquecer ainda mais, o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, completou a coordenadora Thaís.

 

Os Favoritos da Catira

No começo da década de 80, surge em Guarulhos “Os Favoritos da Catira”, grupo que busca preservar e difundir nuances dos modos e expressões culturais do caipira, ainda presentes de maneira autêntica nas regiões brasileiras.

A viola caipira no manejo refinado de Oliveira Fontes, de 63 anos ritmiza os passos dos mais jovens que participam das apresentações sincrônicas e dos improvisos coreográficos da dança e das batidas dos pés.

O estilo é ainda preservado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. Nas extremidades, estão o violeiro e o parceiro que faz o dueto de voz que sustenta as evoluções dos catireiros, intercalando o toque da viola com os versos musicados. Ao som de modas de viola e recortados, a dança acelera, desacelera e para com a cantoria, momento para os dançarinos tomarem fôlego.




Outras Notícias