Por Danielle Andrade
Publicado em 14/12/2018
Editado em 17/01/2020, às 17:22
Na última quinta-feira (13), pais e alunos do Ensino Fundamental da EPG Jorge Amado, localizada no Jardim Presidente Dutra, participaram da “Mostra de aprendizagem com as famílias”. O projeto, que tem por objetivo despertar o interesse dos alunos, permite que eles vivenciem práticas pedagógicas internacionais, aprendizagens por videoconferência e novas tecnologias na educação por meio da robótica, a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Em sua 2ª edição, alunos e familiares participaram de uma oficina “mão na massa” em conjunto com a Rede internacional Fab Lat Kids com o tema: Natal nos países! Com o uso de videoconferência on line, os alunos e familiares da EPG Jorge Amado interagiram com alunos do Colégio Magno (Brasil); Fab Lab Yucatán (México), Fab Lab Puebla (México) e também com as educadoras Ilaria La Manna (Roma-Itália) e Alejandra Lastras (Puebla-México), ambas da Rede Fab Lat Kids.
Enquanto a proposta da EPG Jorge Amado foi construir “trenós motorizados com presentes para crianças de todo o mundo”, os alunos do México construíram árvores natalinas com fabricação digital, as do Colégio Magno construíram guirlandas e um coral formado por bonecos de neves motorizados. Mesmo após o término das atividades as oficinas continuaram com a Associação Fab Lab Córdoba (Argentina) e Fab Lab Puebla (México) e finalizando no sábado com um atividade na Fondazione Mondo Digitale de Roma (Itália).
Esta é a segunda participação da EPG Jorge Amado no projeto e como destaca a diretora: “São atividades de mão na massa, fazendo a montagem dos protótipos juntamente com os pais, e além de proporcionar um intercâmbio on line, também estimula a criatividade e o aproveitamento de materiais. A proposta foi de incluir no currículo da escola a disciplina de robótica, em parceria com a professora Paula Teixeira, da Secretaria de Educação e apoio do colaborador Alex Garcia, da Escola de Administração Pública de Guarulhos (ESAP)”, explica a diretora Solange da Cruz, sobre o início do projeto.
Os frutos conquistados através dessas parcerias promove o raciocínio e a lógica nos alunos, além de desenvolverem trabalho em equipe, planejamento e conhecimento da cultura local e global.