Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Professora dedica mais de 40 anos à formação de novos talentos no atletismo



Por Diego Alves
Publicado em 08/03/2019
Editado em 17/01/2020, às 13:52

592 visualizações

Guarulhense de coração como ela mesma disse, Irani Santos apenas nasceu na capital paulista, mas logo veio viver uma linda história em Guarulhos. Há 44 anos no atletismo, a professora de Educação Física atua na Prefeitura do município na equipe de alto rendimento e com as turmas de Iniciação Esportiva, que trabalha com crianças a partir dos sete anos.

O programa de Iniciação Esportiva nasceu com o objetivo de proporcionar atividade física a criança e adolescente, democratizando o acesso à prática esportiva e promovendo o desenvolvimento integral dos mesmos. As atividades acontecem em diversas regiões da cidade. “ Me realizo quando vejo um aluno optando pelo atletismo, que é uma das coisas que mais amo na vida. Me empenho, não apenas em formar um atleta, mas em ajudá-lo a se tornar um cidadão”, comentou a professora.
Irani conheceu o esporte por causa de professores de Educação Física que lecionavam na escola onde estudava. Na época, viram seu potencial e rapidamente encaminharam-na para o handebol.

Entretanto, não ficou muito tempo na modalidade e, no inverno de 1975, conheceu uma paixão que a conduziria por toda a vida.
“ O Professor Bernardes me apresentou a um outro professor, Marcos Magnoni, que me levou ao lançamento de dardo. Foi amor à primeira vista. A partir dali, nunca mais saí do atletismo. De lá para cá, já se passaram mais de quatro décadas de muita dedicação, conquistas e grandes amizades”, conta Irani.

Um dos momentos marcantes de sua carreira aconteceu na disputa dos Jogos Abertos do Interior, de 1979. Naquela ocasião, o atletismo guarulhense deu um show, tanto no masculino, como no feminino, sagrando-se campeão na modalidade.

Outro fato importante em sua carreira veio dois anos depois, no Troféu Brasil de 1981, realizado em São Paulo. Irani conseguiu melhorar sua marca na competição, e além disso, fez parte de uma equipe muito forte, que contava com nomes como Zequinha Barbosa, Marli dos Santos e João do Pulo, um dos maiores nomes da história do salto triplo mundial.

Conquistas e desafios do esporte

Através do atletismo, Irani visitou inúmeros estados, países, conheceu muita gente e formou centenas de atletas nestes quase cinquenta anos no esporte. Porém, também enfrentou as provações que a agenda esportiva exige. Treinos diários e inúmeras viagens exigiram muita compreensão dos familiares.

“É complicado. Aos finais de semana, estamos sempre à disposição do atleta. Normalmente, saio entre seis e sete da manhã e não tenho horário para voltar. Dentro do possível, sempre procuro conciliar. No meu caso, ter um marido que é do esporte acaba minimizando essa situação, mas é difícil”, disse.

O amor pelo atletismo e pelas crianças faz com que Irani Santos ultrapasse todos os obstáculos que lhe aparecem no caminho. Isso é notório quando, diariamente, no Estádio Arnaldo Jose Celeste, na Ponte Grande, ela inicia sua aula, atendendo cada aluno como se fosse a primeira vez. “Espero continuar meu trabalho. Tenho muito o que fazer ainda pelo esporte. Amo demais minha profissão”, finalizou.

Voltado para crianças e jovens entre 7 e 17 anos, a Iniciação envolve modalidades esportivas, como futsal, voleibol, basquete, futebol, handebol, judô, ginástica artística, natação, xadrez, atletismo, entre outras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2087-6866.
 



Assuntos Relacionados

Esportes Iniciação Esportiva


Outras Notícias