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EPG Zulma Castanheira de Oliveira realiza Semana do Autismo



Por Danielle Andrade
Publicado em 08/04/2019
Editado em 09/01/2020, às 14:05

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Para celebrar o Dia Mundial do Autismo, comemorado no último dia 2, a EPG Zulma Castanheira de Oliveira, no Parque Cecap, realizou entre os dias 1 e 5 de abril, a Semana do Autismo. Além de reflexões com os professores em hora-atividade, a Semana reuniu pais de alunos para discutir sobre o tema e contou com exposição de trabalhos dos alunos. 

Para sensibilizar os visitantes sobre a temática, foram construídos cartazes e painéis nos quais o público pode obter informações sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA). A exposição teve como objetivo problematizar a discriminação e o preconceito acerca da deficiência. 

As mães de crianças autistas foram convidadas para um diálogo sobre suas vivências, angústias, medos, alegrias e aprendizados. Esteve presente Nicolle Amoresano, mãe do aluno Pedro Henrique, do 1º ano; Aline de Sá, mãe do aluno Vitor de Sá, do 5º ano; e Ellen Candido, mãe do aluno Yuri Barreto, do Estágio II. 

“É um prazer falar sobre o meu bem maior, o meu filho Pedro. Parabéns para os professores por esse belo trabalho”, agradeceu Nicolle Amoresano, pelo engajamento da equipe de profissionais da unidade escolar, ao abordar a importância do tema e sua relação com a limitação na fala, na interação social e comportamentos repetitivos ou estereotipados.
 

Equipe envolvida

Os professores participaram ativamente das atividades de interação. Dentre elas, os professores vivenciaram três tipos de deficiências: mudez, física e visual. Logo após, assistiram vídeo para reflexão com o Dr. José Salomão e Temple Grandin. 

 “A participação dos professores foi excelente, pois se envolveram com as propostas, tenho certeza que essas reflexões contribuirão para o seu currículo educacional”, destaca a professora do AEE, Alecssandra Nascimento professora.

A equipe de professores concluiu que o modelo do plano de ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), devem ser desenvolvidos em conjunto, prevendo estratégias pedagógicas diferenciadas e flexibilização das atividades para os estudantes autistas. 




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