Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Equipe da Secel é convidada para o 45ª Festival de Cinema de Gramado



Por Carla Maio
Publicado em 31/08/2017
Editado em 24/01/2020, às 16:57

368 visualizações

A Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Subsecretaria de Cultura, participou no último final de semana da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. O convite, feito pela Gramadotur, órgão responsável pela organização geral do evento, considerou a crescente produção audiovisual já realizada em Guarulhos, compreendendo a importância do cinema como propulsor do desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade.

O diretor de Cultura, Tiago Ortaet, e o cineasta guarulhense Tico Barreto, na qualidade de representantes da Grucine, compartilharam experiências com outros participantes do Festival, sobretudo no que diz respeito ao fomento audiovisual e ao desenvolvimento de programas e políticas para o setor.

Em Gramado, além de levar a bandeira da Grucine, a equipe Secel integrou debates, fóruns, exibições e reuniões imprescindíveis para a indústria cinematográfica nacional. O grupo travou ainda encontros produtivos com grandes nomes da história do cinema brasileiro como Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Rubens Ewald Filho, Miguel Rodrigues, Paulo Betti e Dira Paes.

“Tivemos a oportunidade de tratar sobre o interesse da gestão municipal em realizar um seminário do audiovisual, bem como a criação de um polo cinematográfico para atrair produções, formar profissionais e desenvolver o cinema local, o que pode trazer produções e investimentos para a nossa cidade”, comemora o diretor Ortaet.

De Guarulhos para Gramado

A 45ª edição do Festival de Gramado guardou ainda muitas surpresas, dentre elas o elenco do longa-metragem “O Matador”, do cineasta Marcelo Galvão. Os atores guarulhenses Igor Cotrim, João Miller e Thais Cabral, os dois últimos participantes da oficina “Cinema do Coração”, curso de formação de atores oferecida pela Secel no Adamastor Centro a jovens guarulhenses, puderam desfrutar do prazer de ver o longa premiado em muitas categorias.

Para Tico Barreto, cineasta responsável pela oficina “Cinema do Coração”, a cidade de Guarulhos possui grande potencial em sua diversidade. “Precisamos dar voz a esta vastidão cultural e o cinema funcionará como um instrumento. Queremos fortalecer a identidade da cidade como celeiro da cultura nacional” acrescenta.

Susi Martins, uma das mais importantes produtoras de eventos de Gramado, enfatizou que a recepção de representantes de Guarulhos foi um produtivo intercâmbio de experiências na gestão de eventos. “Temos vocação para acolher gestores culturais de vários lugares do Brasil e do mundo; a equipe de Guarulhos se mostrou muito entusiasmada com nossas possibilidades de parcerias” destacou.

No Brasil, a indústria cinematográfica é responsável por movimentar muito mais a economia do país que setores como a indústria têxtil e farmacêutica, impactando na construção da identidade local e desenvolvendo o turismo da cidade. “Em Guarulhos, o cinema é uma linguagem que já tem um circuito independente; movimentos e coletivos; mas ainda é uma área que carece de investimentos”, observa o diretor Tiago Ortaet. 

A Grucine

Fomentar o orgulho do guarulhense e incentivá-lo a redescobrir a cidade. Esse é um dos objetivos da Grucine, que desde o início do ano vem movimentando diferentes segmentos envolvidos com a produção cinematográfica e audiovisual em Guarulhos.

A exemplo da paulistana SPCine, a Grucine tem por objetivo o desenvolvimento de programas e políticas para o setor audiovisual. 

A proposta é desenvolvida em três eixos prioritários, que visam atender tanto os investidores e comunidade quanto os profissionais e realizadores. Dentre as ações dos eixos estão o desenvolvimento de roteiros e sua exposição em conteúdos audiovisuais, oferta de locações para as produções, capacitação com cursos para iniciantes e iniciados, formação de público e exibição de produções locais, entre outras.
 



Assuntos Relacionados

Cultura GruCine


Outras Notícias