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Avaliação Diagnóstica Institucional é realizada na Rede Municipal de Educação



Por Bárbara Braz
Publicado em 23/08/2019
Editado em 08/01/2020, às 15:32

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Nos dias 22 e 23 de agosto, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, realizou avaliação diagnóstica institucional para os educandos dos 5ºs anos da Rede Municipal. No total, mais de 10 mil estudantes participaram da aplicação da avaliação.

Realizada semestralmente, a iniciativa tem como objetivo diagnosticar, acompanhar e regular o processo de construção do conhecimento nas escolas municipais, que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental, fortalecendo a equidade no processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma matriz curricular comum a todos os educandos da Rede, a fim de garantir a comparabilidade dos resultados sob o viés qualitativo. 

As avaliações foram divididas em duas etapas, com base nos descritores da Prova Brasil, sendo a primeira de português e matemática, com 15 perguntas de cada disciplina, e a segunda, de produção textual. 

A aplicação da prova de produção textual, cujo caráter é diagnóstico, tem como critério avaliar os alunos quanto à escrita alfabética, escrita solicitada, estrutura textual e narrativa. O objetivo é qualificar os alunos através desses níveis para saber se eles conseguem se expressar por meio da escrita. 

Para garantir a participação de crianças com baixa visão ou com deficiência visual, foram utilizados materiais adaptados. Os resultados têm como finalidade orientar as ações, planejamentos e práticas pedagógicas das escolas.

O gabarito das provas de português e matemática estará disponível para as escolas a partir do dia 26 de agosto. Os resultados finais estão previstos para divulgação entre os dias 10 e 13 de setembro. Isso facilitará o planejamento dos professores, que incluirão em seus planos de aula metodologias de aprendizagem, conforme diagnóstico de desempenho dos alunos.
 



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