Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos divulga resultados da primeira etapa



Por Carla Maio
Publicado em 14/10/2021

569 visualizações


A Secretaria de Cultura divulgou nesta última-feira (13) o resultado da primeira etapa da seleção, por fotos, do 17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos. Com um total de 730 inscrições, o Salão tem como objetivos incentivar reconhecer e divulgar a produção cultural dos artistas contemporâneos da cidade e do país como um todo, estimular a produção artística e pesquisa de caráter estético e permitir intercâmbio criativo entre eles.

De um total de 1871 obras avaliadas pela comissão técnica, 81 inscrições foram invalidadas por não contemplar o regulamento do edital. Para a segunda fase foram selecionadas 194 inscrições de 188 artistas, totalizando 318 obras que participarão da etapa seguinte. 

Nesta edição, o Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos contou com inscrições de artistas de diversos estados, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe. 

Na segunda etapa, que será realizada entres os dias 3 e 4 de novembro, o conjunto de obras de cada participante poderá ser aceito no total ou parcialmente pelo Júri de Seleção e Premiação, bem como recusado no todo.

Até 22 de outubro, as obras selecionadas na primeira etapa deverão ser enviadas por correspondência para o endereço: Praça Cícero de Miranda, S/N – Lago de Vila Galvão - Vila Galvão – Guarulhos / SP – CEP: 07074- 041. As obras também poderão ser entregues pessoalmente, com horário agendado, de segunda a sexta, das 9h às 16h30, e sábado e domingo das 15h às 18h, devidamente preparadas para a exposição. O agendamento poderá ser feito pelo telefone (11) 2451-5184 ou por e-mail: salaonacionaldeartes.guarulhos@gmail.com. 

A relação dos selecionados na segunda fase será publicada a partir de 5 de novembro, no site e Boletim Oficial.

Sobre os jurados


O Júri de Seleção e Premiação, responsável pela escolha de trabalhos nas categorias de fotografia, pintura, gravura, instalação, desenho, escultura, arte digital e arte-objeto, é composto por três membros de notório conhecimento em Artes Visuais: Enock Sacramento, Alexandre Villas-Boas e Gilberto Vançan. 

Enock Sacramento é membro das Associações Paulista Brasileira e Internacional de Críticos de Arte. Participou de aproximadamente cento e oitenta júris de salões de arte, curou mais de duzentas exposições no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Em função da sua atuação como crítico e curador de arte, recebeu em 2004 e 2016, o Prêmio Gonzaga Duque, da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte, por atividades desenvolvidas no ano anterior e, em 2011, o Prêmio Mário de Andrade por sua trajetória como crítico e curador de arte. É curador da Fundação José e Paulina Nemirovsky, em São Paulo.

Alexandre Villas-Boas é doutorando em Artes Visuais pela Unesp-SP-2019; doutorando em história da arte pela Unifesp Guarulhos 2021; mestrado em artes visuais pela Unesp-SP 2015; Especialização em Docência no Ensino Superior-2012; Graduado em Educação Artística pela Universidade Guarulhos-1991. Atua como artista e professor universitário. Lecionou por quinze anos na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo 1991-2006. Técnico de Laboratório de Fotografia analógica no ensino superior entre 1998-2006 pela Universidade Guarulhos. Professor do ensino superior desde 2007 até o atual momento em universidades da rede privada. Professor estagiário do Instituto de Artes da Unesp – SP desde 2020. Membro fundador do grupo coletivo 308, grupo atuante e responsável pela realização de inúmeras ações e produções de arte e cultura na cidade de Guarulhos.

Gilberto Vançan possui graduação em Pedagogia e Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Graduação em Educação Artística pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Por meio desta instituição, realizou residência artística em Paris (França), na Cité des Arts (1998-1999). Possui mestrado em artes pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de artes, com ênfase em Metodologia Visual, Desenho, Pintura, Modelagem e Fundição em resina. Ministrou estas disciplinas nas Faculdades Integradas de Guarulhos – FIG (2002-2004). Atualmente atua como professor autônomo em artes.

Para mais informações, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/17o-salao-nacional-de-arte-contemporanea-de-guarulhos.




Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias