Por Danielle Andrade
Publicado em 03/12/2021
Editado em 02/04/2024, às 15:30
Debates, formações, salas temáticas e muito mais. Na próxima semana, a Prefeitura promove a 1ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos com inúmeras atividades que têm o objetivo de ampliar o conhecimento do tema Direitos Humanos na Cidade e na Prática: A Igualdade de Direitos vem pelo Respeito às Diferenças. O evento é organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, em colaboração com a de Educação, entre os dias 6 e 10 de dezembro.
As ações da semana possibilitam a reflexão e a identificação dos direitos humanos no trabalho desenvolvido pela Pasta da Educação. A programação acontece em diversos espaços, tais como a própria sede da secretaria, o auditório do Cemear e o Adamastor.
Atividades
Na próxima segunda-feira (6), às 9h, será exibido o filme Um Crime entre Nós e em seguida haverá debate com servidores e funcionários da Secretaria de Educação no auditório do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep). No período da tarde, às 15h30, acontecerá uma apresentação musical da cantora e professora Kelly Medeiros, acompanhada pelo músico e professor Rodolfo Santana, também da Pasta.
Na terça-feira (7), às 14h, a professora Silvia Piedade de Moraes fará uma palestra com o tema Educação e Direitos Humanos, as Relações no Trabalho, direcionada aos diretores de departamento, chefias e assessores, no auditório térreo da Secretaria de Educação (SE).
Já na quinta-feira (9), às 11h, serão realizadas oficinas de estudo de casos que possibilitem a identificação de direitos humanos em práticas cotidianas, no auditório do Cemear. Ainda na mesma data, às 17h, será promovido o Cine Debate com a exibição do documentário Limiar, na SE.
Para encerrar a programação, na próxima sexta-feira (10), das 8h30 às 21h, acontece o 3º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos com o tema Consolidação de um Sistema Municipal de Direitos Humanos, no Adamastor. Ao longo do dia serão realizadas diversas salas temáticas, apresentação de ballet do projeto EducaDança e da Orquestra Jovem, palestras e roda de conversas para o público em geral.
cidades educadoras