Por Bárbara Braz
Publicado em 10/03/2022
Editado em 17/03/2022, às 10:06
As inscrições para a 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) estão abertas até o dia 5 de maio. Organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o evento acontece, no dia 20 de maio nas unidades escolares, com os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Para participar é necessário preencher ficha de cadastro disponível no link http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=23&pag=conteudo&m=s e, em seguida, inscrever os professores e educandos interessados. A participação é de livre escolha de cada escola e não há exigência de número mínimo ou máximo de estudantes por escola.
Se a unidade escolar já for cadastrada ou se você é o professor representante, utilize a Extranet para atualizar os dados ou mesmo verificar a situação da escola no endereço www.oba.org.br/extranet.
Para mais informações e regulamento da OBA e MOBFOG acesse o link http://www.oba.org.br/site/.
OBA e Mobfog
A OBA e a MOBFOG são voltadas aos alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, de território nacional. O objetivo destes eventos é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, entre outros.
A proposta da OBA e da MOBFOG dialoga com a Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (Guarulhos, 2019) por permitir uma articulação com os eixos relacionados aos saberes relativos à Natureza e Sociedade bem como ao educando e as tecnologias, em especial a dimensão Ciência, Cultura, Tecnologias e Sociedade que se refere aos aspectos mais amplos da contemporaneidade, considerando o contexto social, histórico e cultural de conhecimentos tecnológicos acumulados pela humanidade.
Vale destacar que há anos as escolas de Guarulhos participam ativamente desses eventos, e a Prefeitura de Guarulhos reconhece o empenho e incentiva os professores e educandos a continuarem participando.