Por Carla Maio
Publicado em 20/05/2022
Editado em 31/05/2022, às 8:52
Na tarde desta quinta-feira (19) a Casa de Cultura Popular São Rafael promoveu visita do Quarteto Raiz, grupo formado pelos violeiros Jair Bueno, Osvaldo Viola, Nascimento e Guaru, a um núcleo de hemodiálise no bairro Higienópolis, em São Paulo. A visita integra um conjunto de atividades culturais promovidas pela Secretaria de Cultura de Guarulhos, por meio da Casa São Rafael, que objetivam levar a música sertaneja raiz e seus representantes guarulhenses para ações em diferentes espaços do município e da Grande São Paulo.
Durante a visita os violeiros tiveram a oportunidade de interagir com pacientes com problemas renais, em tratamento na ala de hemodiálise do núcleo. De acordo com Eliane Xavier, enfermeira responsável pela ala de tratamento, a vinda dos violeiros de Guarulhos despertou interesse e curiosidade dos pacientes e profissionais de plantão.
“Ações como essa tornam o nosso dia mais leve. Muitas vezes lidamos com situações extremas e de grande tensão, por isso é muito importante que a música esteja presente nos hospitais para alegrar o cotidiano e tornar o ambiente mais acolhedor para todos”, disse a enfermeira.
Emocionado com as histórias que ouviu, o violeiro Jair Bueno ficou muito grato em poder trazer música e atenção para os pacientes. “Nosso desejo foi proporcionar momentos de tranquilidade e coragem para as pessoas, para que saibam que não estão sozinhas enquanto enfrentam o tratamento”.
A exemplo da visita do Quarteto Raiz aos pacientes renais, realizada em parceria com a ONG A História Mais Bonita, outra ação da Casa de Cultura Popular São Rafael que motiva o encontro musical de artistas da cidade é o Sarau Amor e Esperança, realizado quinzenalmente no espaço.
Para saber mais sobre os eventos culturais que acontecem em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.