Por Carla Maio
Publicado em 22/06/2022
Pixinguinha, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga são alguns dos mais importantes nomes da música brasileira cujas composições fazem parte do show Pixinguinha e a Velha Guarda, com o grupo Roda de Choro do Samuka. A apresentação do grupo é gratuita e acontece na próxima segunda (27), às 20h, no Teatro Padre Bento, Jardim Tranquilidade.
Sob coordenação artística e musical de Jotagê Alves e Renato Alves, Pixinguinha e a Velha Guarda é um espetáculo essencial para aqueles que desejam conhecer o universo do Choro e suas conexões com a polca, o lundu, a valsa, o maxixe e o samba.
Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, a Roda de Choro do Samuka integra as atividades pedagógicas do Conservatório. O grupo é formado por estudantes de música, pessoas da comunidade guarulhense, músicos não profissionais e convidados. Jotagê Alves desenvolve o trabalho há 14 anos e, além da história da música popular brasileira, também explora a obra de batutas como Abel Ferreira, Anacleto de Medeiros, Joaquim Calado, entre outros.
Presente na cultura urbana brasileira desde o século XIX, o Choro é uma prática musical de origem europeia. Aqui, o gênero encontrou um jeito mais balançado e alegre de se expressar e tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, muitos artistas se envolveram em sua prática.
Para saber mais sobre a programação cultural em Guarulhos, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.
O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, no Jardim Tranquilidade.