Por Carla Maio
Publicado em 29/06/2022
Editado em 05/07/2022, às 7:41
Você sabia que as cartelas de remédios precisam ser corretamente descartadas em postos de coleta porque, mesmo vazias, podem conter substâncias químicas? Foi pensando nisso que os funcionários do sistema de bibliotecas públicas da Secretaria de Cultura decidiram promover a campanha permanente Cartelas Solidárias. Na manhã da última terça-feira (28), as bibliotecárias Lucia Hatsumi Sasaki e Célia Silveira fizeram nova entrega de cartelas no Ecoponto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), na zona sul da capital.
A campanha, que teve início em agosto do ano passado, é bem simples. As cartelas de remédios vazias, ou blisters como são conhecidos, devem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 16h, em um dos postos de coleta em Guarulhos, na Biblioteca Monteiro Lobato, que fica na Rua João Gonçalves, 439, no centro, e na Biblioteca Cidade Seródio, que fica na Rua Mesquita, 103, na Cidade Seródio.
Periodicamente, os funcionários levam esse material coletado ao Ecoponto da FMUSP e todo o material coletado é revertido em cadeiras de rodas, que são doadas pela faculdade ao Instituto do Coração.
Outra campanha à qual as bibliotecas Seródio e Monteiro Lobato se dedicam é a Tampinha Legal, ação realizada em parceria com a ONG Ação e Vida, da região do Cabuçu. Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Nessa campanha são aceitos quaisquer tipos de tampas plásticas, itens que são destinados à ONG Ação e Vida, organização certificada em boas práticas e transparência em gestão pela Phomenta, membro do Comitê Internacional de monitoramento de ONGs.
Desde 2016, o programa registra um total de mais de 500 milhões de tampinhas coletadas em todo o Brasil. O valor arrecadado com a venda das tampinhas ajuda a manter os projetos sociais existentes da ONG Ação e Vida como cursos de qualificação, distribuição de cestas básicas, entre outros.
De acordo com as bibliotecárias Célia e Lucia, as ações de coletas de cartelas de medicamentos e tampinhas promovidas pela Prefeitura de Guarulhos são essenciais para beneficiar outras pessoas e instituições.
Para mais informações, ligue (11) 2087-6900.