Por Danielle Andrade
Publicado em 01/07/2022
Editado em 07/07/2022, às 11:44
Durante o mês de junho o Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemea) Parque Chico Mendes promoveu diversas atividades para conscientização ambiental entre estudantes e moradores de Guarulhos. Na última quarta-feira (29) a EDP São Paulo realizou palestras sobre consumo consciente de energia elétrica para alunos da EPG Chico Mendes, com dicas de economia de energia e água no dia a dia, utilização correta de aparelhos eletrônicos, entre outros assuntos relevantes que afetam o meio ambiente, bem como ações sustentáveis que ajudam na sua preservação.
O Cemea Chico Mendes aproveitou as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, para aprofundar o tema, principalmente com as crianças, e realizar ações de educação ambiental e apreciações da natureza que já fazem parte da rotina no parque.
Os palestrantes da EDP, empresa de distribuição de energia elétrica, abordaram as diferentes fontes de energia existentes, tais como eólica, hidráulica e solar, e explicaram como é gerada energia em cada situação, como a EDP leva a eletricidade aos moradores, o que fazer em casos de interrupção do fornecimento, economia de água, tempo máximo de banho, uso correto de aparelhos domésticos, além de apresentar os gastos de aparelhos como geladeira, fogão e chuveiro, entre outros.
Ao longo do mês o Cemea também promoveu ações ambientais em parceria com a Polícia Ambiental, o programa municipal Lixo Zero, a Sabesp e a UNG/Univeritas. A Polícia Ambiental falou sobre o tráfico de animais e cuidados com o meio ambiente. Houve conversas com as crianças e foi apresentada a cartilha educativa ambiental.
A palestra da equipe Lixo Zero Guarulhos, da Secretaria de Serviços Públicos, teve como foco a separação de resíduos para a coleta seletiva, os materiais recicláveis, o impacto socioambiental e os benefícios da sustentabilidade para a comunidade. Já na ação com a Sabesp, também com os alunos da EPG Chico Mendes, foi promovida uma oficina na qual a turma desenvolveu um filtro com garrafas PET utilizando areia, pedrisco, estopa e carvão ativado para montagem.