Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Prefeitura abre inscrições para o Prêmio João Ranali de Literatura



Por Carla Maio
Publicado em 08/08/2022
Editado em 08/08/2022, às 15:24

682 visualizações


Até o dia 31 de agosto estão abertas as inscrições gratuitas para a edição 2022 do Prêmio João Ranali de Literatura, conforme o edital nº 081, publicado no Diário Oficial em 22 de julho de 2022. A exemplo da edição anterior, o Prêmio João Ranali aceita inscrições de contos, crônicas e poesia de autores residentes em Guarulhos.

Para participar, estudantes de diversos níveis, escritores iniciantes de diferentes gêneros (dramaturgia, poesia, conto, ensaio, entre outros) e interessados em literatura e redação devem se inscrever exclusivamente pela internet, em formulário disponibilizado no site www.guarulhos.sp.gov.br/premiojoaoranalideliteratura.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros de reconhecido prestígio na área literária com notório saber nesse campo, a partir de critérios como coerência com o tema, originalidade, criatividade e exploração de recursos inerentes à poesia, à prosa ou à crônica.

Os trinta melhores poemas e os vinte melhores contos e/ou crônicas selecionados serão publicados em antologia e cada autor com poema, crônica ou conto publicado receberá exemplares da publicação.

Para saber mais, clique aqui e acesse o edital.

Prêmio João Ranali de Literatura

O prêmio presta homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato em seu aniversário de 82 anos com o nome de seu patrono e rememora o fundador da Academia Guarulhense de Letras, valorizando os escritores guarulhenses e renovando o cenário literário da cidade.

A iniciativa busca fomentar a produção literária do município e ampliar a esfera pública de debates sobre práticas literárias e de leitura voltadas para o desenvolvimento cultural em Guarulhos e em todo o país.

Dessa forma, o prêmio contribui para o aperfeiçoamento e a difusão da produção local, elementos que dinamizam a cultura por meio da troca de experiências entre autores e leitores e enriquecem a relação entre o artista, a obra e o público.

Histórico

No dia 4 de dezembro de 2020, 36 escritores contemplados com o Prêmio de Literatura Guarulhense participaram de solenidade no Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato, ocasião em que receberam exemplares da antologia poética na qual seus poemas, crônicas e contos foram publicados. O evento também marcou o lançamento do edital do Prêmio João Ranali de Literatura.

Em 23 de maio deste ano, trinta escritores guarulhenses com diferentes idades, dedicados aos mais variados gêneros da literatura e vencedores do Prêmio João Ranali, reuniram-se na Biblioteca Monteiro Lobato para a solenidade de premiação da edição 2021, que registrou a inscrição de 54 obras.




Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias