Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Projeto pedagógico aborda histórias infantis de maneira lúdica com alunos da EPG Lino Ferreira de Oliveira



Por Danielle Andrade
Publicado em 22/11/2022
Editado em 22/11/2022, às 16:39

1093 visualizações

Com o tema Contos e Recontos, a Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Lino Ferreira de Oliveira, no Jardim Acácio, mergulhou no universo de conhecidas histórias infantis e lendas do folclore brasileiro por meio de atividades de contação de histórias entre as famílias e rodas de conversa. Para abrilhantar a iniciativa, na última sexta-feira (18) estiveram presentes os familiares e responsáveis dos alunos, a comunidade local e crianças da EPG Jean Piaget.

Os professores iniciaram o projeto com rodas de conversa nas quais foram levantados os interesses e os saberes das crianças. “A equipe pedagógica iniciou o ano com muitas dúvidas sobre como receberíamos as crianças após a pandemia. Ao fazermos o mapeamento de nossa comunidade, percebemos que as crianças, ao entrar no espaço escolar, estavam muito caladas e não reconheciam esse espaço como local de convivência, pertencimento e diálogo. Por isso, percebemos a necessidade de mudar esse cenário, que se mostrava triste e silencioso”, explicou Mara Cibelle Watanabe Oliveira, coordenadora pedagógica da EPG Lino Ferreira de Oliveira.

No planejamento com os professores e gestores foram buscadas soluções para mudar essa realidade. De forma coletiva, pautado na proposta curricular da rede municipal de ensino e em alguns artigos-base para a realização de reflexões, o projeto teve como o objetivo escutar as crianças e proporcionar de maneira lúdica o caminho da comunicação.

 A contação de histórias como prática educativa

Durante as atividades realizadas ao longo do ano os educadores, em parceria com as famílias, viveram momentos únicos, fortalecendo também o vínculo com a escola. Houve atividades de contação de histórias entre as famílias e as crianças trouxeram seus relatos pessoais por meio dos quais era reproduzido para os demais colegas o que ouviram nas rodas de conversa.

 Foram trabalhadas com as crianças as histórias dos personagens Cachinhos Dourados e os Três Ursos, O Patinho Feio, Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Boi-Bumbá, Mula-sem-Cabeça, Boto, Saci-Pererê, entre outros.

“Para fortalecer o nosso projeto pedagógico as crianças realizaram um passeio no CEU São Domingos para participar de uma contação de histórias e visitaram a Bienal do Livro de Guarulhos. Além disso, foi interpretada, na própria escola, a peça teatral O Zangado Comeu a Maçã Enganado”, destacou Elisangela de Almeida Sanches, diretora da EPG Lino Ferreira de Oliveira.

Nesse contexto, foram utilizados diversos meios de mídias e contadas histórias em outros idiomas, como o espanhol, pois a unidade escolar atende famílias migrantes, sem esquecer a diversidade cultural da região.

As crianças do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participaram ainda de atividades baseadas no projeto que utilizam diversos materiais de comunicação e o Tix Letramento pela professora do AEE, Nayara Spinella Del Bue. O equipamento auxilia no desenvolvimento dos alunos com deficiência de forma lúdica e interativa, além de proporcionar autonomia.

“Aprendemos muito com as crianças e redescobrimos o quanto a união da equipe é fundamental para o desenvolvimento integral de nossas crianças. A equipe da EPG Lino Ferreira se mostrou unida e participativa durante todo o projeto e na sua culminância”, observou vice-diretora da escola, Paussia Gonçalves de Melo.


 

 

Galeria




Outras Notícias