Por Danielle Andrade
Publicado em 13/12/2022
Editado em 22/12/2022, às 15:54
Em 2022 a Escola da Prefeitura de Guarulhos João Guimarães Rosa, no Parque Continental I, promoveu o projeto Música e Artes, com atividades focadas no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil como forma de expressão e interação entre pessoas e objetos. Na última quarta-feira (7) a escola expôs os trabalhos produzidos pelas turmas e os apresentou às famílias.
Com o objetivo de acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelos alunos tanto no ambiente familiar como no escolar, o projeto anual explorou a cultura corporal, que incentiva a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança, além de atividades de desenho e pintura em sala de aula, momentos de criatividade, socialização, autonomia e muita diversão.
Os trabalhos de todas as turmas foram expostos nas salas de aula e por toda a escola. Logo na entrada da unidade, um painel repleto de letras das cantigas de roda mostrava aos visitantes o trabalho da escola sobre o folclore brasileiro. “Os pais compartilharam cantigas de roda populares com as crianças, marcadas pela literatura oral. Foram momentos de troca com os pequenos, nos quais os pais resgataram canções animadas que fizeram parte da sua infância. Além disso, as famílias das crianças ajudaram na confecção de instrumentos musicais feitos com materiais reutilizáveis após sugestões dos professores”, relataram Elisabete Rodas e Ellen Cristina Nunes, coordenadoras pedagógicas da unidade escolar.
Antes da apresentação musical da turma do maternal, Cleiane Santana, mãe do aluno Henrique Amaro da Silva, de quatro anos, falou da expectativa do filho e da alegria de estar presente. “Esta é a primeira vez que ele se apresenta na escola juntamente com seus colegas de turma, por isso, a ansiedade está grande. Nós, familiares, estamos aqui para prestigiá-los neste momento especial, contribuindo ativamente para que eles se sintam seguros durante a apresentação”, ressaltou Cleiane.
Vivências significativas
O projeto Música e Artes possibilitou muitas vivências, diversos momentos de interação com as famílias por meio de cantigas populares e trabalhos artísticos, como a exploração da arena com giz, a confecção do caderno do aluno (projeto Identidade), contações de histórias, maquetes, pinturas e releituras.
“Desenvolvemos o projeto em nossas vivências por meio de diversas práticas com os nossos alunos, dentre elas o da minhoca e o do formigueiro, que possibilitam essa relação com o meio ambiente, criação com argila e reciclagem. As vivências significativas são trabalhadas todos os anos na Educação Infantil, alinhadas ao projeto da escola”, explicou Cláudia Rocha, professora do Estágio I.