Por Carla Maio
Publicado em 13/04/2023
Editado em 13/04/2023, às 13:22
Tudo ainda está em fase de construção, mas se depender da curiosidade dos alunos do Ensino Fundamental da EPG Heraldo Evans, no Jardim Tranquilidade, a criação do primeiro jornal da unidade escolar será um sucesso. Na última terça-feira (11), os alunos participaram de workshop oferecido pela equipe de Comunicação da Secretaria de Educação, no qual tiveram a oportunidade de experienciar uma das etapas do processo de elaboração de notícias e verificar se as informações eram verdadeiras ou falsas.
A elaboração do Jornal Escolar Diversidade e Respeito é uma das ações do projeto Abril Literário, que de modo interdisciplinar objetiva fomentar o gosto pela leitura e a utilização desse suporte para aprender, compreender, se posicionar e, por que não, se divertir.
“O jornal é um suporte pedagógico valioso no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ele possibilita o exercício do poder de argumentação, persuasão e criatividade, e forma leitores conscientes ao transformar a realidade em que está inserido”, explica Gissa Vilela, coordenadora pedagógica da unidade.
Workshop
O que faz um repórter? Onde trabalham? Como elaboram as matérias? Essas foram algumas das perguntas levantadas pela equipe de jornalismo da SE, responsável pelas notícias veiculadas no Portal SE Informe. Os alunos receberam filipetas com factoides, informações não comprovadas sobre pautas do universo escolar que precisavam ser checadas. Divididos em equipes, eles se dedicaram a descobrir se as informações eram verdadeiras ou falsas e, para isso, levantaram hipóteses, discutiram possibilidades e conversaram com fontes seguras.
Numa espécie de reunião de pauta, em que todos protagonizaram a profissão de repórteres, as equipes compartilharam a informação recebida e os resultados dessa verificação. “A checagem da veracidade das informações antes de sua publicação é um dos aspectos essenciais e de grande responsabilidade da profissão do repórter”, explicou a jornalista Carla Maio, da Comunicação da SE.
Mãos à obra
Depois de conhecer o jornal e suas diferentes edições, papel ou digital, explorar suas seções e destacar a intencionalidade de cada uma, os alunos finalmente vão colocar as mãos na massa. Cada turma vai produzir coletivamente uma seção do jornal, editar e configurar na estrutura física de um jornal.
Na etapa seguinte, a edição do jornal vai unir as produções em um único exemplar. Em seguida, o projeto prevê a impressão e distribuição de exemplares da primeira edição do Jornal Escolar Diversidade e Respeito da EPG Heraldo Evans, além de um link para divulgação digital do conteúdo.
Mais que despertar o interesse pela leitura e ampliar o vocabulário dos alunos, o projeto estimula o protagonismo. Em um futuro não muito distante, quem sabe, essa valiosa semente possa gerar novos profissionais da área de Comunicação, empenhados e cuidadosos com a informação.