Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Encontro com professores de Educação Física promove diálogo com a diversidade no contexto da cultura corporal



Por Carla Maio
Publicado em 16/05/2023
Editado em 22/05/2023, às 16:37

587 visualizações


Professores de Educação Física que atuam nas escolas da rede municipal participaram de encontro formativo na manhã desta terça-feira (16), no Centro Municipal de Educação Adamastor. A partir do tema As lutas dos povos: um diálogo com a diversidade, o encontro teve como principais objetivos a consolidação de práticas coerentes com os valores e princípios da solidariedade e da paz e a construção de percursos pedagógicos que possibilitem a desconstrução de estereótipos e preconceitos. 

Para além de valorizar e explorar as diferentes lutas presentes no universo cultural, cuja importância está relacionada à formação psicológica e social dos educandos, seu relacionamento consigo e com o grupo, o ensino das lutas no ambiente escolar busca incentivar o trabalho em grupo, a união, disciplina e respeito entre os alunos, autoconhecimento e ludicidade.

Alinhado à Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN/2019), o encontro promoveu ainda debate sobre o termo cultura corporal na abrangência das práticas corporais, e de toda a produção discursiva dos variados grupos que compõem a sociedade.

Para tanto, a formação ofereceu aos participantes repertório variado com jogos de oposição, lutas ocidentais e orientais, propostas para a efetiva inclusão educacional, que ainda segundo o QSN, promovem a não discriminação das origens, culturas, identidades, gêneros e deficiências, por meio de abordagens humanizadas, democráticas e empáticas com as singularidades de cada sujeito no processo educacional.

Durante o encontro, os participantes também trataram da programação e atividades da Semana do Brincar e das etapas escolar e regional dos Jogos Escolares Municipais – JEM 2023. 


Galeria



Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias