Por Danielle Andrade
Publicado em 28/07/2023
Editado em 03/08/2023, às 9:16
Entre os dias 3 e 29 de agosto, a Secretaria de Educação promove o Agosto Indígena 2023, ciclo formativo que tem como objetivo oportunizar aos educadores da rede municipal amplo conhecimentos sobre a história e cultura indígena brasileira, além de proporcionar diálogos e vivências com os alunos. Com o tema Saberes Indígenas: Conhecer, valorizar e preservar, o evento conta com programação diversa com palestras, visita monitorada, exposição, literatura indígena em parceria com o SESC Guarulhos, além de apresentação dos indígenas da Reserva Multiétnica Filhos Desta Terra.
Nos dias 3 e 4 de agosto, quinta e sexta, das 19h30 às 21h, acontece a visita monitorada para a exposição Terra de Gigantes, no Sesc Guarulhos, ação destinada aos educadores da rede. São 15 vagas disponíveis para o transporte gratuito, com saída ao lado do estacionamento do CME Adamastor. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/terra_gigantes.
Ainda no dia 4, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, vice-diretores da rede própria e gestores da rede parceira participam da palestra Saberes Indígenas, Lutas e a aplicação da Lei 11.645/2008, com o indígena Casé Angatú, no auditório 4 do Sesc Guarulhos.
No dia 9 de agosto, das 13h às 17h, no Teatro Adamastor, acontece Cine-debate com exibição do filme A Última Floresta, documentário dirigido por Luiz Bolognesi e roteiro do Yanomami Davi Kopenawa. A exibição é destinada a coordenadores pedagógicos e diretores de toda a rede municipal. O debate conta com o diretor e cineasta premiado, Luiz Bolognesi e participação da professora indígena Beatriz Pankararu, da Reserva Indígena Filhos Dessa Terra.
Ao longo do mês, estudantes dos 5º anos das escolas da Prefeitura de Guarulhos participarão de rodas de conversa, brincadeiras indígenas, peteca, arco e flecha, entre outras, além de conhecer a diversidade cultural na Reserva Multiétnica Filhos Dessa Terra.
O Agosto Indígena 2023 é uma iniciativa que tem como base a Lei 11.645/08, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Acesse a programação completa do Agosto Indígena 2023 em https://bit.ly/agostoindigena2023.