Por Carla Maio
Publicado em 23/02/2024
Editado em 28/02/2024, às 9:11
Durante toda a semana, a equipe de professores do Programa Mais Futuro, de Língua e Cultura Inglesa e Espanhola, se reuniu no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) para reorganização dos conteúdos programáticos dos materiais didáticos e criação de novas propostas para adequação de faixas etárias e módulos dos cursos oferecidos nos CEUs e demais espaços educacionais.
Os cursos de línguas são oferecidos desde 2011, e possuem materiais autorais criados coletivamente pelo grupo docente que atende esta demanda. Em 2018 surgiu a coleção Open Doors, nome que remete ao fato da língua ser uma porta de entrada para novas experiências e possibilidades. Para o curso de língua e cultura espanhola, o material didático Español – Lengua Y Cultura conta com variação linguística diversa.
A mudança atende as orientações da Portaria 217/2023, que considera as premissas de educação integral e contribui para o desenvolvimento de educandos, respeitando suas subjetividades, multimensionalidades, vivências e experiências.
O novo formato está fundamentado na Proposta Curricular da rede municipal, o Quadro de Saberes Necessários (QSN/2019) e no Saberes na Rede – Caderno de Orientações e Unidades Didáticas para Promoção de Educação Linguística. A iniciativa também atende ao principal objetivo de ensino em caráter formativo, promovendo a oferta de uma educação pública de qualidade.