Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Comissão Intersetorial promove evento para combate e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes



Por Carla Maio
Publicado em 13/05/2024
Editado em 16/05/2024, às 16:39

352 visualizações


Servidores das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social e Direitos Humanos se reúnem no Teatro Adamastor no próximo dia 16 de maio (quinta), das 13h30 às 17h, para evento de lançamento da campanha Maio Laranja 2024. O evento destaca especial atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, data dedicada a informar e promover o debate sobre o tema.

Destinado ainda a representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e de outros segmentos da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, o encontro conta com o lançamento do Sistema Integrado de Notificação de Violências – Guarulhos Cidade que Protege, ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Educação.

Diante de ações que buscam sensibilizar e envolver toda a sociedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o evento oferece ao público participante o seminário Currículo e autoproteção: o papel das escolas na prevenção a violência sexual, palestra ministrada pela escritora Anna Luiza Calixto, fundadora do projeto social Bem Me Quer. 

A ação, promovida pela Comissão Intersetorial Permanente de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes - Guarulhos Cidade que Protege, em parceria com o Programa Saúde na Escola/PSE, tem como foco as estatísticas preocupantes do cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nesse contexto, defende que a superação deste quadro exige o envolvimento de toda sociedade e a implementação de políticas públicas que fortaleçam a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente.

Sobre a palestrante

Premiada pelo Prêmio Nacional Neide Castanha na categoria Produção de Conhecimentos, a escritora Anna Luiza Calixto tem sete obras publicadas na área do sistema de garantia de direitos – dentre elas as Cartilhas Pronto ou não, lá vou eu! e Bem me quer, mal me quer?, com enfoque para a participação sócio-política de crianças e adolescentes na rede de proteção.




Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias